Notícias

Fla pode igualar o Flu em títulos estaduais

Tricolores venceram 30 vezes o Carioca; os rubro-negros 29, e estão na decisãoLancenet

Por - em

Fluminense vê domínio estadual ameaçado

Tricolores venceram 30 vezes o Carioca; os rubro-negros 29, e estão na decisão

Flamengo decide o Estadual contra o Botafogo e pode alcançar o Fluminense em número de títulos estaduais

LANCEPRESS!

Com a derrota para o Botafogo neste domingo, por 1 a 0, na final da Taça Rio, o torcedor do Fluminense terá que torcer pelo seu algoz na decisão da Taça Rio para não ver a sua hegemonia em relação às conquistas estaduais ameaçada.

Fora da decisão deste ano, os 30 títulos cariocas conquistados pelo clube das Laranjeiras podem ser igualados pelo rival Flamengo, que disputará a decisão do campeonato contra o Alvinegro.

Primeiro campeão carioca, em 1906, o Fluminense, como o Botafogo (1932, 1933, 1934 e 1935), já conquistou um tetracampeonato (1906, 1907 - ao lado do Botafogo -, 1908 e 1909) e foi aumentando sua sala de troféus no periodo anterior ao Maracanã - conquistou 15 vezes a taça.

Curiosamente, o futebol rubro-negro nasceu de uma dissidência do Tricolor. Nos últimos 58 anos, quando o Estadual passou a ser disputado tendo como principal palco o Maior do Mundo, o Flamengo ganhou 19 títulos contra 15 do Fluminense.

Reduzindo pela metade o tempo de observação, a arrancada do clube da Gávea mostra-se mais acentuada: são 11 conquistas rubro-negras (duas em 1979) contra sete tricolores (com um jejum de dez anos - entre 1985 e 1995).

Os títulos polêmicos:

1907 - Tanto Fluminense quanto Botafogo reinvidicavam o título da Liga Metropolitana de Football (LMF). A divisão foi definitivamente oficializada em 1993.

1912 - O Paysandu foi o campeão pela LMF. O título do Botafogo naquele ano foi obtido no certame de uma liga fundada pelo próprio Botafogo, a Associação de Football do Rio de Janeiro (AFRJ), que rompera com a LMF e durou apenas um ano.

1924 - Flamengo e Fluminense abandonaram a Liga Metropolitana de Desportos Terrestres (LMDT) e fundaram a Associação Metropolitana de Esportes Athleticos (AMEA) em 1924. Outros clubes foram admitidos na AMEA, sob condições baseadas em discriminação racial e social. O Vasco permaneceu na LMDT ao lado de outros clubes pequenos.

1933 a 1936 - Em 1933, vários clubes, entre eles os grandes, com exceção do Botafogo, romperam com a Confederação Brasileira de Desportos (CBD) e adotaram o profissionalismo, criando a Liga Carioca de Futebol (LCF). A CBD continuou reconhecendo oficialmente a AMEA, na qual o Botafogo permaneceu.

1937 - Com a adoção do profissionalismo em todo o território nacional em 1937, ocorre a fusão da LCF e da Federação Metropolitana de Desportos (FMD), surgindo a Liga de Futebol do Rio de Janeiro, que em 1941, passou a se chamar Federação Metropolitana de Futebol.

1979 - A fusão dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, ocorrida em 1974, foi finalizada no âmbito futebolístico em 1979, com a criação da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (clubes do interior já vinham participando do campeonato desde 1975). Para celebrar o evento, a nova entidade realizou o assim denominado Campeonato Especial, além do campeonato normal.

Fonte: Mauro Prais.