Notícias

A história do tetra do Flamengo na Copa São Paulo de Futebol Júnior

Relembre os títulos rubro-negros de 1990, 2011, 2016 e 2018

Por - em
A Copa São Paulo de Futebol Júnior está prestes a começar. Em sua 50ª edição, a principal competição de base do país terá seu pontapé inicial no dia 3 de dezembro para o Flamengo, que busca seu quinto título do torneio. Atual campeão, o Mais Querido tem um histórico positivo quando se trata de decisões. Avançando à final em 1990, 2011, 2016 e 2018, o Rubro-Negro nunca perdeu, levando as quatro taças.

A seguir, relembre as conquistas do Mengão e os jogadores campeões pela categoria de base do Fla.

1990 - A primeira
O primeiro título veio em 1990. Com um elenco cheio de futuras estrelas e craques da Gávea, o Flamengo conquistou a taça com Adriano, Junior Baiano, Piá, Marquinhos, Fabinho, Marcelinho, Luís Antônio, Djalminha, Paulo Nunes e Nélio. Dois anos depois, eles levantariam a taça do Campeonato Brasileiro no Maracanã.

A campanha de 1990 foi quase perfeita. Foram 11 jogos, sete vitórias, três empates e apenas uma derrota. Entre os grandes jogos realizados naquele ano, um ficou marcado: com show de Djalminha, que marcou cinco gols no Pacaembu, o Mais Querido aplicou uma goleada por 7 a 1 no Corinthians.

Na grande decisão, O Rubro-Negro recebeu o Juventus no Pacaembu e lutou muito. Com um golaço de Junior Baiano, o Fla venceu por 1 a 0 e trouxe a taça da Copinha para a Gávea pela primeira vez em sua história.


2011 - A taça retorna à Gávea
A geração comandada pelo goleiro César foi a grande campeã da Copinha de 2011. Vinte e um anos após o primeiro título, o Flamengo voltou a trazer a taça para a Gávea com um time que contava com Negueba, Frauches, Rafinha, Lucas e Adryan. Nesta edição do torneio, 92 equipes se dividiram em 23 chaves e o Flamengo caiu no grupo K, com Mogi Mirim, São José e Gurupi.

Na primeira fase, um empate em 0 a 0 com Mogi, uma goleada por 7 a 1 no Gurupi e nova vitória, desta vez por 3 a 0 diante do São José 0x3, fizeram o Mais Querido avançar. Uma classificação dramática, com direito a empate por 2 a 2 e pênaltis (5 a 3) fez o Fla chegar às oitavas de final, quando eliminou o São Paulo ao vencer por 1 a 0.

Nas quartas, uma vitória maiúscula sobre o Coritiba por 6 a 2 fez a confiança aumentar e a chance de título ficar mais próximas. As semifinais foram ainda difíceis e o Desportivo Brasil deu trabalho com o empate por 0 a 0, mas César fechou o gol e garantiu a vaga com o 3 a 0 nas penalidades.

Na decisão, o Pacaembu ficou pintado de vermelho e preto para ver o Mengo encarar o Bahia. Aos sete minutos do primeiro tempo, o capitão Frauches abriu o placar e fez a festa da Nação presente. Aos 30’, o Bahia empatou de pênalti. Porém, Negueba cobrou penalidade na etapa final, marcou o gol e trouxe a taça para o Rio de Janeiro.



2016 - Na emoção
Três finais, três títulos. Em 2016, o Flamengo enfrentou o forte calor e um Pacaembu lotado da torcida adversária para bater o Corinthians nos pênaltis e levar o título da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Uma vitória na raça e na garra tradicionais das categorias de base que vestem o Manto Sagrado.

Com 112 times em 28 grupos, o Fla iniciou sua caminhada enfrentando Red Bull Brasil, Palmeira e União Mogi, vencendo as três partidas por 2 a 1, 5 a 1 e 3 a 1, respectivamente. Enfrentando o Brasília na fase seguinte, a vitória por 3 a 0 garantiu a vaga na terceira etapa do torneio, que teve o Red Bull Brasil como adversário e novo resultado positivo, este por 1 a 0.

Reeditando a final de 2011, Mais Querido e Bahia se enfrentaram nas oitavas de final e a partida foi dura. Após o 2 a 2 no tempo normal, o Fla foi aos pênaltis e avançou com o 5 a 4 nas cobranças. Em seguida, grandes resultados contra São Paulo e Atlético Mineiro, vencendo por 2 a 0 e 2 a 1.

A grande final havia chegado. Entretanto, logo o Flamengo percebeu que não seria fácil. O Corinthians abriu 2 a 0 logo no primeiro tempo e pressionou muito. Na etapa final, todavia, só deu Flamengo. Trindade diminuiu logo aos 3’ e, 20 minutos depois, Matheus Sávio empatou a partida e calou o Pacaembu. Nova disputa de pênaltis, nova tensão no ar. Com duas defesas de Thiago e o último pênalti cobrado por Patrick Valverde, o Rubro-Negro conquistou o tricampeonato e escreveu seu nome na história mais uma vez.



2018 - Na luta
O roteiro parecia ter sido escrito para testar a fé de cada rubro-negro naqueles garotos. Tudo começou no Grupo 21. Na estreia, uma goleada para iniciar com o pé direito. Diante do Ji-Paraná, Lucas Silva marcou duas vezes e o Flamengo saiu vitorioso por 6 a 0. A segunda partida, porém, foi mais complicada. Contra o Aimoré, o jogo foi duro e o gol de Luiz Henrique não impediu o empate por 1 a 1. Concluindo a fase de grupos e brigando pela primeira colocação, o Flamengo recebeu o anfitrião Oeste e não deu margem para o azar. Lucas Silva e Pepê foram os autores dos gols que garantiram os três pontos ao Mais Querido: 2 a 0.

Na segunda fase da Copinha, o Elosport ficou pelo caminho ao levar uma goleada por 5 a 0 de um Flamengo inspirado. Na raça e na vontade, o Mais Querido avançou às oitavas de final na Arena Barueri. Com muita luta, Bernardo marcou após cruzamento na área, garantiu o 1 a 0 contra o Coritiba e a vaga. Em seguida, o Audax ficou pelo caminho. A jogada individual de Bill foi decisiva para a quinta vitória rubro-negra na competição, garantindo o 1 a 0 e a vaga nas quartas.

Com direito a pintura saindo dos pés de Vitor Gabriel, o Mengo bateu o Avaí por 1 a 0 e eliminou mais um degrau. Os requintes de dramaticidade também foram guardados para as semifinais. Mudando de estádio, o Flamengo foi ao Canindé para enfrentar a Portuguesa. Saindo atrás do placar pela primeira vez na competição, o Rubro-Negro conseguiu a virada com Vitor Gabriel e Luiz Henrique, além de um terceiro gol novamente marcado por Vitor. A Lusa, porém, ainda fez o segundo, mas não passou pela forte defesa do Mengo. 3 a 2 e a passagem para a final.

Vivendo uma Copinha de superação, o Mais Querido recebeu o forte São Paulo na decisão no Pacaembu e lutou do início ao fim. Com um gol relâmpago de Wendel logo no início da partida, o Mais Querido soube se defender, teve atuação gigante do goleiro Yago Darub, venceu por 1 a 0 e conquistou o troféu.