Notícias

Nos pênaltis, Fla bate o Cruzeiro e avança na Copinha

Após empate por 2 a 2 no tempo normal, time tem aproveitamento perfeito nas cobranças e vai às oitavas

Por - em
O time de juniores do Flamengo conseguiu o que muitos achavam improvável: derrotou o atual campeão brasileiro sub-20, o Cruzeiro, na primeira eliminatória da Copa São Paulo de Futebol Junior. Na raça, na vontade e também no talento de seus jogadores, a equipe da Gávea saiu na frente do placar e sofreu o empate, depois marcou mais um e sofreu o empate novamente: 2 a 2.

O jogo, então, para os pênaltis. Aí, a competência dos rubro-negros fez a diferença. Todos os batedores converteram as cobranças, o time venceu por 5 a 3 e agora só espera o vencedor de São Paulo x Olé Brasil para as oitavas de final da competição.

César garante o empate
O Cruzeiro começou melhor, pressionando, mas quem abriu o placar foi o Flamengo. Quem empurrou a bola para a rede, aos oito minutos, foi o zagueiro Mayke, da Raposa, mas para o próprio gol. Negueba fez bom cruzamento da direita, o goleiro errou na saída e o defensor cabeceou para trás. A vantagem, no entanto, durou só seis minutos. Aos 14, de falta, Gabriel Araújo empatou: 1 a 1.

O time mineiro cresceu e continuou pressionando. Prova disso é que aos 30 minutos Élber fez boa jogada na área e, antes de passar por Marllon, se jogou – o juiz caiu e a arbitragem assinalou pênalti. Mas lá estava Céasr, que já havia defendido uma cobrança na rodada anterior. Ele pegou de novo e garantiu o zero a zero até o intervalo.

Novo empate e jogo vai pra pênaltis
A etapa final começou com mudanças no Flamengo: Adryan e Thomas saíram para as entradas de Vitor Hugo e Rafinha. Deu certo. Foi Rafinha quem recolocou o Flamengo em vantagem. É verdade que Anderson deu um lançamento primoroso e o deixou na cara do gol, mas o camisa 17 teve tranqüilidade para fazer 2 a 1.

O resultado fez com que o time mineiro passasse a assumir mais riscos e se lançasse ao ataque. O Flamengo, por sua vez, tentava administrar a vantagem. De tanto insistir, no entanto, o Cruzeiro empatou o placar de novo: aos 22, Élber aproveitou bate-rebate na área para dar números finais à partida e levar o jogo para as penalidades máximas.

Fla converte todas e avança
Antes de as cobranças começarem, o técnico Paulo Henrique deu um recado aos jogadores, na tradicional rodinha: "Bate do jeito que vocês treinam, com convicção, com vontade, não mudem e entreguem a Deus essa vitória. Vamos sair com essa classificação. Se é para ser nos pênaltis, vai ser nos pênaltis", pediu.

E pelo que se viu, o Flamengo treinou mesmo as cobranças. O time não errou uma cobrança sequer. Pedrinho, que entrou só para bater a penalidade, converteu o primeiro. Lucas, com direito a cavadinha, fez o segundo. Anderson e Frauches também marcaram os seus. Pelo Cruzeiro, Lucas perdeu logo o primeiro. Por isso, quando Negueba foi bater o quinto e último do Fla, só precisava fazer para garantir a vaga. Fez e  Flamengo está nas oitavas de final da Copa São Paulo.