Quarta edição do projeto 'Tô Nesse Time' reforça parceria entre Flamengo e escolas públicas
Evento reúne 57 professores de instituições de ensino que têm atletas do clube como alunos
Por Comunicação - em
O Clube de Regatas do Flamengo realizou, nesta quarta-feira (5), a 4ª edição do "Tô Nesse Time", encontro que reúne professores das redes municipal e estadual de ensino, das quais os atletas das categorias de base rubro-negra estudam, com profissionais do departamento de futebol de base. O evento, criado em 2022, tem como objetivo aproximar o clube das escolas e fortalecer a rede que forma os jovens atletas rubro-negros, um trabalho conjunto entre esporte, educação e família em prol do desenvolvimento humano.
“Flamengo é mais do que futebol”, destacou o diretor de futebol da base, Alfredo Almeida, ao abrir o encontro. Segundo ele, o clube tem o compromisso de oferecer acolhimento, conhecimento e oportunidade a cerca de 350 meninos, independentemente de se tornarem ou não jogadores profissionais. “Nosso papel é contribuir para a formação integral de cada um, dentro e fora de campo.”
A coordenadora de desenvolvimento humano da base rubro-negra, Patrícia Negreiros, reforçou que o "Tô Nesse Time" nasceu da necessidade de estreitar os laços com as escolas, criando uma parceria sólida e contínua.
“Esse é um processo importante, que envolve professores, alunos e famílias. O esporte tem o mesmo peso da educação e, quando caminhamos juntos, conseguimos quebrar estigmas sobre o jogador de futebol profissional e lidar melhor com as pressões que envolvem o escudo e o ambiente familiar. Hoje, somos uma rede: clube, família e escola, todos no mesmo time, em prol atleta cidadão” afirmou.
A edição deste ano contou com 57 participantes, representando 11 escolas da 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que têm alunos-atletas do Flamengo. Ao longo da programação, o Departamento de Desenvolvimento Humano apresentou as ações do setor, e todos os projetos realizados ao longo do ano.
O encontro também teve duas palestras centrais. A primeira, ministrada por Daíse Porto, especialista em gestão de projetos e inovação, abordou o tema “Sempre conectados, sempre disponíveis… até quando?”. A convidada discutiu o impacto da hiperconexão e da ansiedade digital entre jovens, refletindo sobre os desafios de equilibrar presença online, autocuidado e bem-estar.
Na sequência, Beta Mellin, jornalista, psicopedagoga e educadora, falou sobre “Inteligência Artificial: o bom uso da tecnologia na educação”. A palestra tratou das transformações provocadas pelas novas tecnologias e da importância de desenvolver criatividade, senso crítico e letramento digital. Beta destacou que é essencial “usar a tecnologia com consciência, entendendo como e por que utilizá-la”, especialmente na formação de jovens que crescem em ambientes cada vez mais digitais.
Além das palestras, os educadores concorreram a sorteios de camisas do Flamengo e fizeram um tour pelo centro de treinamento da base, conhecendo de perto o ambiente onde os atletas vivem e se desenvolvem.
Encerrando o encontro, a equipe reforçou a mensagem central que norteia todas as ações da base: educar, acolher e inspirar dentro e fora das quatro linhas. O "Tô Nesse Time" segue consolidando o compromisso do Flamengo em usar o poder transformador do futebol para formar jogadores e, especialmente, cidadãos conscientes e preparados para o futuro.