Notícias

Sub-16 vence o Barra da Tijuca e assume a liderança do Torneio Guilherme Embry

Com a vitória desta quarta-feira, Flamengo passa a liderar o Campeonato Carioca nas categorias sub-13, sub-15, sub-16 e sub-17

Por - em
Foto: Nathan Mello / Flamengo

A equipe sub-16 do Flamengo venceu o Barra da Tijuca, por 1 a 0, gol de Felipinho, na manhã desta quinta-feira (06), em partida realizada na Arena Interfut, na Barra da Tijuca. Com a vitória, o Mais Querido chegou a 15 pontos e assumiu liderança do returno do Torneio Guilherme Embry, deixando Botafogo e Fluminense para trás. Alvinegros e tricolores se enfrentaram ontem e empataram, com isso as equipes dividem a vice-liderança com 14 pontos. O próximo compromisso do Mengão na competição será diante do Botafogo, na próxima quarta-feira (12), às 9h, na Gávea. 

Vale ressaltar que o triangular final, que decidirá o campeão do Torneio Guilherme Embry (estadual da categoria sub-16), será disputado pelo campeão do returno, pelo Botafogo ,campeão do turno, e o time que tenha obtido a melhor pontuação, somados os pontos ganhos nas duas fases classificatórias do turno e returno.

O jogo:

A partida começou com as equipes se estudando e sem dar brechas ao adversário. O Barra da Tijuca armou duas linhas de quatro bem postadas em frente a área e não dava espaços. O Fla tentava criar com trocas de passes e inversões fazendo o time adversário balançar, mas a marcação prevalecia.

A primeira boa chance da partida surgiu aos 9 minutos. O Barra chegou pela esquerda com um chute cruzado, que obrigou Bernardo a desviar para escanteio. Logo em seguida, os Garotos do Ninho responderam com Samuel. O camisa 7 recebeu bom passe na esquerda, e livre de marcação finalizou desequilibrado para fora.

A partida se resumia ao Flamengo buscando os espaços tocando a bola, virando o jogo. Em certos momentos, o zagueiro Otavio chegava com liberdade para apoiar pela esquerda. Aos 18 minutos, e uma bola recuperada no meio de campo, Peçanha carregou e arriscou o chute de longa distância, que foi defendido pelo goleiro adversário. Próximo ao fim do primeiro tempo, quase que Weverton abriu o placar. Caio fez o cruzamento da intermediária e o camisa 9 desviou de leve no contrapé do goleiro, que só pode observar a conclusão do lance.

Foto: Nathan Mello / Flamengo

Na volta do intervalo, o treinador Ramom Lima tratou de colocar a equipe rubro-negra mais para frente. Ele tirou o volante Rykelmo para por o meio-campo Mayquinho. A entrada do camisa 16 mudou a cara do time que passou a ser mais incisivo e a chegar com mais perigo ao gol adversário. Logo aos 2 minutos, Dhouglas recuperou a bola na entrada da área e arriscou de pé esquerdo. Na sequência do lance, o Barra da Tijuca respondeu com um bom chute quase da meia lua da área. Bernardo estava esperto para praticar a defesa.

Era nítida a mudança de postura da equipe com a entrada de Mayquinho, que escapava da marcação do Barra. Aos 11 minutos, ele virou linda bola para Samuel, que ajeitou para Peçanha. O camisa 10 bateu firme para o gol, mas o goleiro adversário efetuou a defesa. A pressão do Flamengo surtiria efeito no minuto seguinte. O goleiro Bernardo deu o chutão para o ataque, Peçanha conseguiu escorar para Felipinho, que entrava livre pela direita. Restou ao camisa 11 só escolher o canto esquerdo para abrir o placar na Arena Interfut.

Após o gol sofrido, o Barra da Tijuca se fechou ainda mais na defesa, e tentava explorar os contra-ataques. O Fla pressionava muito o Barra da Tijuca em seu próprio campo, mas não conseguiu reverter as oportunidades em gol. Aos 34 minutos, Samuel quase ampliou para o Mengão ao arriscar lindo chute de fora da área. A pressão flamenguista era constante, mas o 1 a 0 foi o bastante para colocar os Garotos do Ninho na liderança do Torneio Guilherme Embry.