Notícias

A importância tática de Rômulo

Volante ganha confiança de Rogério Lourenço e dos companheiros para partida decisiva

Por - em
A defesa rubro-negra terá um novo guardião nesta quarta-feira. É o volante Rômulo, de 23 anos, que não atua como titular desde 2007. Com seus 1,83m de altura, o jogador é a surpresa do técnico Rogério Lourenço para realizar uma função tática semelhante a de Airton na campanha do Campeonato Brasileiro de 2009. Polivalente, ele pode atuar tanto na marcação à frente da zaga como também recuando para fazer as vezes de um terceiro zagueiro.

Ainda como auxiliar de Andrade, o técnico Rogério Lourenço já via a necessidade de se ter um jogador que atuasse desta maneira no time rubro-negro.

"Eu vinha observando a maneira de jogar da equipe, e percebi que o time precisava de um jogador como ele. O Rômulo evoluiu bastante nos últimos treinamentos e achei que era o momento certo de colocá-lo para jogar. Tenho certeza de que ele fará uma grande partida", explicou.

Quem irá fazer a dupla de volantes com Rômulo é o chileno Maldonado. Experiente, ele acredita que a entrada do companheiro irá dar mais equilíbrio ao sistema defensivo rubro-negro. Principalmente nas bolas aéreas, tipo de jogada em que o Fla sofreu muitos gols na temporada.

"Ele vai reforçar muito a marcação do nosso meio-de-campo. Ele esteve muito tempo fora e para esta partida vamos precisar muito dele, para dar o equilíbrio defensivo que o time precisa. Tínhamos volantes baixos e agora temos um jogador de estatura maior para fortalecer a bola aérea. Além disso, a presença dele será importantíssima para evitar os contra-ataques adversários", afirmou Maldonado.

Ronaldo Angelim, que atuou com Rômulo no Brasileiro de 2007, explicou a maneira de jogar do volante e desejou boa sorte ao jogador.

"Ele é um cara que joga mais à frente da zaga, dando proteção aos dois zagueiros. Já jogou assim comigo e com o Fábio Luciano em 2007. É uma opção do Rogério e espero que ele faça um grande jogo e nos ajude a conseguir essa vitória", observou.

Laterais com mais liberdade

Outros que comemoraram a entrada de Rômulo na equipe foram os laterais Leonardo Moura e Juan. Com um volante mais alto, que possa atuar também como terceiro zagueiro, os dois ficam mais livres para atacar.

"A entrada dele ajuda bastante. Ele é um cara que protege bem a zaga e acaba nos liberando para atacar mais. É um menino jovem, de qualidade e que tem tudo para corresponder à altura", contou Leonardo Moura.

Ciente de sua responsabilidade, Rômulo acredita que o papel que ele desempenha no meio-de-campo é fundamental para a evolução da equipe.

"A posição de volante é uma posição fundamental, porque o time precisa de consistência no meio-de-campo. É importante defender bem e sair jogando com qualidade", completou.