Notícias

A pré-temporada dos goleiros

Wagner Miranda, treinador dos arqueiros rubro-negros, conta as particularidades do seu trabalho neste início de ano

Por - em
Eles são os primeiros a irem para o campo. Os goleiros. Junto deles, sempre está o treinador específico da posição. No futebol do Flamengo, esse profissional se chama Wagner Miranda. Em conversa com o Site Oficial, ele falou sobre seu trabalho com Felipe, Paulo Victor, César e Luan nesta parte do ano, que antecede as competições, conhecida como pré-temporada.

"Na pré-temporada, nós pegamos o jogador voltando de férias e precisamos intensificar as partes de potência, força e velocidade, ou seja, principalmente a parte física dos goleiros. O treinamento da pré-temporada é diferente daquele feito durante uma competição, pois agora nós preparamos o atleta para uma temporada inteira de jogos. É um treinamento um pouquinho mais puxado, com volume maior de trabalho. Esta é a parte do ano que temos para fazer esse trabalho mais forte, para condicionar os atletas e fazê-los entrar nas competições aptos para poderem jogar", disse.

Em sua segunda passagem pelo Flamengo, Wagner Miranda chegou à Gávea em 2011 para integrar a comissão técnica do Sub-20. Em fevereiro de 2013, subiu para o profissional para auxiliar Cantareli quando Dorival Jr era o treinador. No último mês de setembro, Wagner, de 46 anos, passou a ser o preparador de goleiros número 1, já que Cantareli assumiu o cargo de assistente técnico de Jayme de Almeida.

Foi justamente durante uma conversa de Wagner com Cantareli que surgiu uma ideia para melhorar o treinamento dos goleiros. Eles pensaram em construir um muro, ao lado de um dos campos do CT, visando a preparação para a Libertadores.

"Aquele muro foi ideia do Cantareli em conversa comigo, e o próprio Cantareli fez o pedido da construção. Foi construído para trabalhar a velocidade de reação dos goleiros, já que, na Libertadores, vamos jogar em lugares de altitude, onde o ar é rarefeito e a bola ganha uma velocidade muito grande em qualquer chute. Precisamos intensificar esse trabalho de deslocamento e reação. Então, o muro nos ajuda a simular essa maior velocidade", explicou Wagner Miranda.

Na primeira fase da Libertadores, o Flamengo jogará dois jogos, dos seus três como visitante, em lugares acima do nível do mar. Em La Paz, na Bolívia, os adversários serão o Bolívar e os 3.600 metros de altitude. Já no México, contra o León, a altitude cai para 1.800 metros.