Notícias

Andrade pronto para sua sétima Libertadores

Depois de disputar a competição como auxiliar e jogador, o Tromba estreia como técnico no torneio internacional

Por - em

Já são seis Libertadores no currículo: quatro como jogador e duas como auxiliar. Um título, o de 1981, também está lá. Mas, às vésperas de sua estreia como treinador na competição, Andrade assume estar sentindo um certo friozinho na barriga. Sensação normal, e que segundo ele, não é sinônimo de nervosismo. O técnico rubro-negro garante estar tranqüilo graças à qualidade de seu elenco.

\

Confiante em uma boa campanha na Libertadores, Andrade sabe que é preciso ter experiência para se dar bem no torneio, e isso, ele e seus comandados têm de sobra. Do time titular que enfrenta a Universidad Católica nesta estreia, apenas três jogadores nunca jogaram a competição: os jovens Fabrício e Vinicius Pacheco, além do volante Willians.

\

"Eu já joguei duas Libertadores como auxiliar e quatro como jogador, mas essa é diferente. Este torneio precisa de currículo, de experiência, mas estou tranqüilo porque tenho um grupo de qualidade e muito competitivo e tenho certeza de que faremos uma grande campanha", afirmou.

\

Clubes de grande tradição do cenário sul-americano, como o River Plate, da Argentina, ficaram de fora desta edição da competição. No entanto, nem por isso, o técnico Andrade acredita que sua equipe terá vida fácil. Pelo contrário. Ele acredita que a chave rubro-negra na primeira fase do torneio já é bem complicada.

\

"Muita gente acredita que essa Libertadores será fácil, mas eu penso exatamente o contrário. Nosso grupo tem dois times chilenos que são fortes, além do Caracas, que pouca gente vê, mas que está sempre chegando. É fundamental começar com uma vitória, até porque temos dois jogos fora em seguida e queremos o primeiro lugar do grupo, mas não será fácil", observou.

\

Sobre os 25 escolhidos para representarem o Flamengo nestes primeiros seis jogos da Taça Libertadores da América, Andrade garante que pensou apenas com um critério: justiça. No entanto, dá um recado aos que não foram relacionados para a competição: nada é definitivo.

\

"Não pensei apenas na defesa quando fiz a lista, tentei ser o mais justo possível com todos os jogadores e com o que eles vem demonstrando. É difícil, mas as decisões tem que ser tomadas e procuramos fazer isso da melhor forma. Só que nada na vida é definitivo. Essa lista pode ser modificada para a segunda fase", concluiu.