Notícias

As entrevistas serão somente pela manhã

Cuca aposta no espírito de grupo para fazer o Flamengo vencedor em 2009.

Por - em

O trabalho tático será o último passo na preparação do Flamengo durante a pré-temporada na Granja Comary, em Teresópolis. Enquanto observa as atividades físicas e participa intensamente dos momentos em que os jogadores trabalham a parte técnica com bola, o técnico Cuca vai traçando na cabeça a formação com a qual pretende estrear no Campeonato Estadual, dia 25, contra o Friburguense, no Maracanã. Como a base mantida do ano passado, o treinador sabe que sua maior dificuldade será encontrar o meio-campo ideal, setor para o qual conta com 12 jogadores. Por isso ele apela para que todos tenho espírito de grupo em prol de um time vencedor.

- Meu objetivo é formar um time equilibrado, competitivo, guerreiro e com boa técnica. Vamos perder alguns jogos, o que é natural, mas estamos nos preparando para ganhar o máximo que pudermos. Isso se consegue com espírito de grupo. No meio-campo, por exemplo, são 12 jogadores para jogar três ou quatro. Vai ser uma luta com lealdade, porque um time não se faz apenas com os 11 titulares - lembrou o técnico rubronegro.\ A vantagem de ter a base mantida para este ano é sempre destacada por Cuca, mas com ressalvas. Ele vê vários fatores que precisam ser conjugados para se formar um time campeão.\

- Há muito tempo não começo um trabalho com a base pronta. Às vezes é perigoso perder dez ou mais jogadores, porque a reformulação pode dar certo ou não. Temos uma base sólida, mas os adversários também vão crescer. Para ser campeão é precisa trabalhar, ter competência e aquela química que faz o time andar. Algumas equipes sem tanto peso ganharam a Libertadores. É porque era para acontecer. Acredito no trabalho, mas não descarto a sorte também - analisou.

Durante os dois meses em que ficou sem clube no final do ano passado, Cuca aproveitou para analisar o que precisava fazer de melhor na sequência de sua carreira.

- O treinador só não se renova fisicamente, porque geralmente volta a trabalhar mais gordinho. Mas o tempo livre ajuda no aprendizado, consegui me reciclar e ver em que preciso melhorar. A pressão é muito grande, daí a necessidade do descanso para voltar renovado como estou agora.