Notícias

Com a mística do 12º jogador, Flamengo encara o Guarani

Rubro-negro terá apoio maciço da torcida no jogo decisivo diante do Bugre, no Engenhão

Por - em
Que a mística da torcida do Flamengo existe, todos sabem. E será com mais esse ‘jogador’ que o Flamengo entrará em campo neste sábado (20.11), às 19h30, no Engenhão, para partida decisiva contra o Guarani, pelo Brasileirão. Nos últimos anos, sempre que teve ao seu lado a nação apoiando, o Rubro-negro conseguiu seus objetivos e todos no clube esperam que isso aconteça novamente.

A diretoria fez promoção para a partida, a torcida respondeu e os jogadores se animaram. Basta levar tudo isso para dentro de campo. Ao menos é o que espera o gerente financeiro Mercio Querido de Figueiredo, de 39 anos. Presente em todos os jogos da campanha de 2009, que culminou com o título, ele cometeu a ‘heresia’ de ‘faltar’ a quatro confrontos do Flamengo neste ano, mas todos fora do rio. "Isso está me corroendo até agora", afirmou.

No entanto, no sábado, no Engenhão, Mercio estará presente e espera que todos os rubro-negros pressionem mesmo o adversário, que está numa situação crítica no Brasileirão.

"O estádio cheio faz diferença. Conta no lado psicológico para os dois lados. Temos que lembrar que o time do Guarani provavelmente entrará em campo tenso. É uma decisão e, por mais que nossa campanha não tenha sido lá muito empolgante, a expressão "jogar fora contra o Flamengo" por si só já carrega um peso considerável. Finalmente poderemos fazer um "test drive" de verdade para o próximo ano", disse Mercio, arriscando ainda um palpite.

"Acho que vamos ganhar por 2 a 1. Abriremos 2 e depois, movidos pelo nosso jeito carioca de encarar a vida, arriscaremos algumas firulas em excesso e eles reduzirão a contagem. Não tem jeito, nós somos assim. Parece que a gente tem um pacto com a adrenalina".

Dentro de campo, os jogadores já prometeram empenho, mas, além disso, eles terão respeito aos mais de 30 mil torcedores que estarão no Engenhão. Alguns deles até já passaram por isso, como o capitão Léo Moura.

"A torcida do Flamengo é assim. A gente sabe que eles vão a qualquer lugar mesmo. Seja situação boa ou ruim. Eu já fui torcedor e sei como é. Já sai de casa cedo para poder chegar ao estádio e encontrar um bom lugar. Já vi muitos jogos bons, ruins e o importante é que eu aprendi que era sempre importante estar lá. Tenho certeza que a torcida do Fla pensa do mesmo jeito", afirmou o lateral direito.

Também torcedor do Flamengo desde pequeno, o atacante Deivid foi confirmado no ataque, ao lado de Diogo, e terá a oportunidade de jogar pela primeira vez com o manto no Engenhão lotado.

"É muito importante que o torcedor vá ao estádio e nos apóie durante todo o jogo. Mas ele tem que ter paciência. Acredito que esse será muito equilibrado, disputado e não vai ser fácil buscar essa vitória. Vai ser um jogo decidido nos detalhes", explicou.

Mas se tiver que contar com o apoio e a compreensão de Mercio, Deivid pode ficar tranquilo.

"Nunca me baseio em resultados para acompanhar o Flamengo. Estive presente em mais de 90% dos jogos nos anos em que brigamos de forma dramática contra o rebaixamento. Quando ganhamos um campeonato, olho pro estádio lotado e sempre penso, com orgulho: ‘como é bom saber que quando as coisas não estiverem tão bem, ainda assim estarei aqui de qualquer forma’", encerrou.

FLAMENGO X GUARANI

Local: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Data-Hora: 20/11/2010 - 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (DF)
Auxiliares: Cesar Augusto de Oliveira Vaz (DF) e João Antônio Paulo Neto (DF)

FLAMENGO: Marcelo Lomba, Léo Moura, Welinton, Ronaldo Angelim e Juan; Maldonado, Willians, Kleberson e Renato; Diogo e Deivid - Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

GUARANI: Emerson, Apodi, Aislan, Ailson e Márcio Careca; Maycon, Baiano (Paulinho), Preto e Barboza; Mazola e Geovane - Técnico: Vagner Mancini.