Notícias

Com passado venezuelano, Andrade relembra boas histórias

Técnico do Flamengo atuou na Venezuela quando ainda era das divisões de base

Por - em
CARACAS – Ele é um ex-jogador reconhecido, é técnico de futebol do atual campeão brasileiro, mas tem um passado que muitos poucos conhecem. Andrade voltou ao tempo em que atuava nas divisões de base quando chegou à Venezuela, onde o Flamengo enfrentará o Caracas, nesta quarta-feira (10.03), às 22h (horário de Brasília), já que viveu momentos importantes de sua carreia no país.

Antes de ser o famoso "Tromba", ainda nos juniores, Andrade foi emprestado pelo Flamengo para a Universidad de Los Andes Fútbol Club (ULA), de Mérida, em 1977. O atual comandante do time rubro-negro atuou pelo time venezuelano por dois anos, e como meia-atacante.

"Era uma época em que muitos jogadores de fora vinham jogar na Venezuela. Até o Jairzinho, o Furacão da Copa de 70, estava aqui. Eu fui indicado por um jogador que tinha atuado nos juniores do Flamengo, e acabei vindo jogar em Mérida. Tinha outro brasileiro no meu time, um zagueiro, e foi uma experiência boa. Eu jogava mais a frente e até fazia muitos gols. Depois, eu voltei para o Flamengo e tive a oportunidade de ser efetivado entre os profissionais", revelou Andrade.

O treinador Rubro-negro não se lembra muito bem dos jogos daquela época, mas recordou-se de alguns detalhes antes da chegada do ônibus do Flamengo ao campo de treino na última terça-feira (09.03).

"Não vamos treinar neste estádio, não. Este é de baseball. O nosso é o outro", disse, esclarecendo. "Lembro-me quando vínhamos jogar aqui. Passávamos pelo estádio de baseball e estava lotado, com muita gente do lado de fora. No entanto, no de futebol, logo depois, tinham apenas dois, três mil pessoas", divertiu-se o técnico do Fla.

Sobre os companheiros venezuelanos daquele time, Andrade recorda-se, com uma certa nostalgia.

"Fiz grandes amizades aqui. Infelizmente a vida nos coloca em situações que perdemos o contato com as pessoas. Gostaria de rever meus amigos daquela época, mas sei que isso é meio complicado", encerrou o atual técnico campeão brasileiro, eleito o melhor treinador do Brasileirão 2009.