Comprometimento
Para técnico Ney Franco, empenho nos treinos refletirá nos resultados: "Você treina como se joga", diz
Por Comunicação - Site Oficial do Clube - emExperiente, com títulos de expressão, passagens pela base da Seleção Brasileira e outros grandes clubes brasileiros, Ney Franco sabe qual a receita para o Flamengo voltar a vencer: empenho. Desde o início da preparação para o retorno do Campeonato Brasileiro, em Atibaia, o treinador tem passado sua metodologia e filosofia de trabalho. Segundo ele, as vitórias começam no treinamento realizado no dia a dia.
Nascido em Vargem Alegre, Minas Gerais, iniciou a carreira no Ipatinga. No entanto, foi a primeira passagem pelo Rubro-Negro que o fez figurar entre os principais profissionais do Brasil. Em 2006, após realizar um bom trabalho pelo Ipatinga, chegou à Gávea e conquistou a Copa do Brasil no mesmo ano, e o Carioca, em 2007. Pela semelhança do cenário encontrado agora e o da primeira vez, Ney Franco usa a passagem vitoriosa como exemplo para o Flamengo conseguir a recuperação no Campeonato Brasileiro.
"Existia o mesmo questionamento que existe hoje. A gente aproveitou a parada, mudamos a forma de o time jogar para a final da Copa do Brasil e conseguimos ser campeões, contra um adversário que, aparentemente, estava melhor preparado. Cabe-nos aproveitar agora, por ter tido essa experiência anterior.", comentou, antes de lembrar que o capitão Léo Moura também fazia parte daquele grupo.
E a comissão técnica tem aproveitado. Com treinamentos intensos desde terça-feira (17.06), o time tem aprimorado as partes física, técnica e tática. Segundo Ney Franco, o diferencial tem sido o comprometimento dos atletas. "A gente chegou com a proposta de comprometimento de todos, com a comissão técnica promovendo trabalhos de qualidade, elaborados. Só terá resultado se houver envolvimento do jogador. Nosso desafio é preparar uma equipe para atropelar os adversários e para isso temos que treinar muito, por isso a entrega nos treinamentos tem de ser muito forte. Você joga como se treina.", afirmou.
Para melhorar, inclusive psicológica e emocionalmente, a comissão técnica traçou, junto com os atletas, objetivos e metas curtas. Dessa maneira, a equipe recuperará a confiança gradativamente. Além disso, o técnico tem aproveitado a convivência diária para conversar com todos, explicar detalhadamente a forma como quer que o time jogue e as variações. Em uma das reuniões, Ney Franco acredita que a troca de informações foi positiva. "Passamos avaliações do perfil do elenco, que queríamos jogadores com perfil de ´pagar para ver´, de se envolver no treinamento, preparar-se. Saímos dessa reunião com o grupo muito fortalecido e bem fechado. Já é possível ver isso nos trabalhos, na entrega de cada um. A tendência é que, se mantivermos esse nível de competição em treinamento, seremos mais competitivos nos compromissos que teremos pela frente.", enfatizou.
Os jogadores têm entendido o recado. Enquanto Chicão destacou que o elenco está entusiasmado para que a hora de entrar em campo chegue logo, Samir resumiu a mentalidade do Flamengo daqui para frente: "Sem sacrifício, não há vitória."