Notícias

Fla abre placar, mas permite a virada e está fora da Taça GB

Botafogo quebra tabu de dez jogos e vence o Rubro-Negro com gols de Caio e Marcelo Cordeiro no Maracanã

Por - em

Dessa vez, não deu. Depois de dez jogos, o Flamengo viu seu tabu contra o Botafogo cair na noite desta quarta-feira, no Maracanã. Com gols de Marcelo Cordeiro e Caio, os alvinegros viraram para cima do time da Gávea, que abriu o placar com Vinícius Pacheco ainda no primeiro tempo, e garantiram vaga na decisão da Taça Guanabara contra o Vasco, no próximo domingo. O Flamengo, por sua vez, volta as atenções para a Taça Libertadores. A estreia é no próximo dia 24.

\

O primeiro tempo foi marcado pelo equilíbrio tradicional do confronto nos últimos anos. Durante alguns minutos, o Flamengo dominou. Depois, foi a vez do Botafogo. E, cada um aproveitou bem seus melhores momentos. Os rubro-negros abriram o placar aos 24 minutos, com o jovem Vinícius Pacheco. O camisa 22 coroou mais uma boa atuação ao tabelar com Vagner Love e tocar na saída de Jefferson para fazer 1 a 0.

\

Confetes e serpetinas em vermelho e preto coloriram o Maracanã, mas, por pouco tempo. O Flamengo parou de evoluir, a defesa atravessou o samba, e o Botafogo, que nada tinha com isso, empatou. Aos 33, Lucio Flavio botou na área, Abreu ajeitou de cabeça para Herrera, que chutou forte. Bruno deu rebote e Marcelo Cordeiro não perdoou: 1 a 1. O resultado animou os alvinegros, que chegaram a marcar novamente, mas Loco Abreu usou a mão e foi advertido.

\

Antes do intervalo, um lance polêmico e controverso chamou a atenção. O juiz Luiz Antônio Silva Santos deu o segundo cartão amarelo para o volante Fahel, que seria expulso. No entanto, os botafoguenses convenceram o árbitro que a infração teria sido cometida por Fabio Ferreira, que nem estava no lance, e o juiz voltou atrás, retirando o cartão vermelho de Fahel e advertindo Ferreira.

\

A etapa final, no entanto, começou da mesma forma que a primeira: com o Flamengo pressionando. Com a bateria em ritmo acelerado, os passistas rubro-negros sambaram – e muito, infernizando a defesa alvinegra. Só Vagner Love, em um lance, teve três chances de marcar: um chute desviado na zaga, uma cabeçada no travessão e um rebote de canela, mas nenhuma delas entrou.

\

E, como no dito popular, quem não faz, leva: em mais uma jogada aérea, Herrera apenas escorou para Caio, que acabara de entrar, empurrar para o fundo das redes e virar o jogo aos 38 minutos da etapa final. Dessa vez, o "Papai Joel" aprontou das suas com a camisa alvinegra e eliminou seu ex-clube. No domingo, a final da Taça Guanabara será em preto e branco: Botafogo e Vasco decidem o primeiro turno do Estadual.

\
FLAMENGO 1 x 2 BOTAFOGO
\

Estádio: Maracanã. 
Data: 17/2/2010. 
Árbitro: Luís Antônio Silva dos Santos. 
Auxiliares: Ediney Guerreiro Mascarenhas e Marco Aurélio dos Santos Pessanha.

Flamengo: Bruno, Leonardo Moura, Álvaro, Ronaldo Angelim, Juan, Toró, Willians, Kleberson (Fierro) e Vinícius Pacheco (Petkovic); Vagner Love e Adriano. Técnico: Andrade.
Botafogo: Jefferson, Antônio Carlos, Fahel (Wellington) e Fábio Ferreira; Alessandro, Leandro Guerreiro, Eduardo, Lucio Flavio (Caio) e Marcelo Cordeiro;  Herrera (Renato) e Loco Abreu. Técnico: Joel Santana.
\
Gols: Vinícius Pacheco, aos 24, Marcelo Cordeiro, aos 33 minutos do primeiro tempo; Caio, aos 37 minutos do segundo tempo
\
Cartões amarelos: Toró, Álvaro, Léo Moura (Flamengo); Fahel, Fábio Ferreira, Loco Abreu, Herrera, Alessandro, Marcelo Cordeiro (Botafogo)