Notícias

Flamengo com alerta ligado, mas sem desespero

Renato aponta pontos positivos do início no Brasileirão e espera que postura ofensiva possa engrenar

Por - em
Jogar para frente tem lá seus contras. Um deles é dar mais espaço para as ações ofensivas do adversário. E isso tem acontecido com o Flamengo no início deste Brasileirão. E o elenco rubro-negro já detectou este problema e trabalhará forte para solucionar o que, de acordo com todos no grupo, está fazendo com que a equipe não vença seus jogos.

Afinal, foram quatro partidas e nenhuma derrota. Quando saiu atrás no marcador, o Flamengo correu atrás e empatou. Na realidade, chegou até a virar uma partida, contra o Bahia, na segunda rodada, mas voltou a ceder espaço e dois pontos.

"Nossa equipe é acostumada a jogar para frente, não consegue jogar recuada. Temos um treinador com essa filosofia de trabalho, os jogadores que estão aqui têm esse costume, nossa torcida grita, empurra. Dificilmente vamos jogar recuados. Talvez por isso, deixamos alguns espaços para os adversários fazerem os gols", analisou Renato, apontando o seu trabalho e o de Willians como fundamentais na parte defensiva.

"Às vezes, o time fica exposto, jogamos com três meias ofensivos, que são Thiago Neves, Ronaldinho e Bottinelli. Cabe a nós procurar ajudar a equipe por trás. Sofremos um pouquinho, mas procuramos fazer o gol".

Sobre a situação do clube na tabela do campeonato, Renato sabe que é preciso subir rápido para não deixar os líderes escaparem. E para isso é necessário voltar a vencer.

"Sair sempre atrás é difícil, principalmente no Brasileiro. Jogar dois jogos fora de casa e buscar o resultado não é fácil (contra Bahia e Atlético-PR). O outro jogo em casa foi contra um time mais acostumado a brigar por títulos, um clássico (Corinthians). É sempre difícil psicologicamente, há o desgaste para fazer o gol, o adversário em vantagem recua, joga no contra-ataque. Mas nossa equipe está surpreendendo, o trabalho do Mello (Antônio, preparador físico) é muito bom. Pela circunstâncias, pelos jogos que tivemos, tivemos força para empatar e até virar, mas tomamos o gol no fim (contra o Bahia). Isso mostra que estamos no caminho certo. Imagina quando conseguirmos sair na frente".