Flamengo dá continuidade ao projeto 'Pratas do Ninho' com atletas que participaram do Sul-Americano Sub-17
Dr. Márcio Tannure, chefe do Departamento Médico rubro-negro, explica esse processo de transição
Por Matheus Oliveira - emNesta sexta-feira (31), ocorreu a sequência do projeto 'Pratas do Ninho', que tem como objetivo otimizar a transição dos atletas da base rubro-negra para a equipe profissional. A iniciativa abrange os jovens que se destacam nas diversas categorias do Mais Querido, começando a partir do sub-13.
No Centro de Excelência em Performance do Flamengo (CEP FLA), os atletas Lincoln Corrêa, Vinicius Júnior e Wesley David, Yuri César e Patrick da Silva realizaram uma série de avaliações físicas. Os testes foram coordenados pelos integrantes das comissões técnicas tanto das categorias de base como do profissional.
Chefe do Departamento Médico da equipe principal, o Doutor Márcio Tannure comentou sobre o projeto, explicando sua funcionalidade. Nesta etapa do projeto, foram envolvidos os Garotos do Ninho campeões do Sul-Americano Sub-17, realizado neste mês de março.
"Hoje pegamos esses atletas que vieram da Seleção Sub-17 que estão contemplados no projeto, que ainda não tivemos a oportunidade de avaliar. O projeto 'Pratas do Ninho' é um projeto não só de potencialização física do atleta, mas é também um processo de integração entre as áreas dos atletas da base e do profissional, para que essa transição seja feita da maneira mais suave possível. Eles já se ambientam à estrutura e à metodologia do profissional, para quando eles chegarem nessa categoria como atletas prontos", disse.
Dr. Tannure ressaltou também o intercâmbio de conhecimento entre os profissionais das categorias de base e os que fazem parte da comissão técnica da equipe principal. "Por outro lado, serve de integração entre as áreas da base e do profissional. É um processo de educação continuada entre as comissões técnicas, que participam (do projeto) junto com seus atletas", completou.
O chefe do Departamento Médico rubro-negro explicou também as etapas do projeto, que envolvem o acompanhamento de todas as competências dos atletas envolvidos nesse processo de transição.
"Inicialmente, antes de toda intervenção, é feita uma boa avaliação. Quando o atleta chega ao Flamengo, ele é avaliado fisicamente, nutricionalmente e psicologicamente. Depois disso, cria-se um relatório com todos os resultados para fazermos a devolutiva, que já acontecerá hoje com os atletas que vieram de manhã, onde participa a comissão da categoria correspondente. Mostramos os resultados aos atletas, o que ele é hoje e onde queremos que ele chegue. Então, planejamos a estratégia para que ele possa alcançar seu melhor potencial", encerrou.
Os jovens que realizaram as avaliações nesta sexta-feira (31) treinaram junto aos atletas da equipe sub-20. Nesse sábado (01), em Xerém, os Garotos do Ninho enfrentarão o Fluminense pelo primeiro turno do Campeonato Carioca da categoria, com bola rolando a partir das 15h.