Notícias

FLAMENGO É PENTA TRICAMPEÃO CARIOCA

Rubro-Negro vence o Botafogo, nos pênaltis, conquista o seu quinto tricampeonato e assume a hegemonia do Campeonato Carioca.

Por - em

Em uma partida emocionante, o Flamengo venceu o Botafogo, nos pênaltis, e conquistou o seu quinto tricampeonato carioca da história. Depois de um empate em 2 a 2 no tempo normal, Bruno foi o herói do título, defendendo duas cobranças de pênalti e garantindo a vitória para o Clube da Gávea. O rubro-negro assumiu a hegemonia do Campeonato Carioca, com 31 títulos conquistados.

O Flamengo entrou em campo com Erick Flores ao lado de Emerson no ataque. O rubro-negro começou a partida com mais posse de bola, mas quem teve as primeiras oportunidades foi o Botafogo, com Léo Silva e Leandro Guerreiro. A equipe da Gávea encontrava dificuldades para furar o bloqueio da defesa alvinegra.

Aos 19 minutos, Ibson cobrou falta da direita, a zaga do Botafogo rebateu a bola para o meio da área e Kleberson cabeceou por cima de Renan. Antes de a bola entrar, Ronaldo Angelim empurrou para o fundo da rede: 1 a 0 Flamengo e festa nas arquibancadas do Maracanã, que foram tomadas pela torcida rubro-negra. O juiz Péricles Bassols deu gol para Kleberson.

O Botafogo voltou a levar perigo ao gol do Fla aos 31 minutos. Túlio Souza cobrou falta de muito longe e quase surpreendeu Bruno. Quatro minutos depois, Juan bateu falta da esquerda e Renan fez bela defesa, salvando a equipe de Ney Franco.

Aos 38 minutos o Flamengo ampliou. Em jogada ensaiada, Ibson rolou para Kleberson, que chutou uma bomba de fora da área, sem chances para Renan: 2 a 0 Flamengo. O camisa 15 foi o grande destaque do Fla na primeira etapa.

Logo no primeiro minuto do segundo tempo o Botafogo teve a chance de diminuir. O árbitro Péricles Bassols marcou mão de Juan na grande área. Victor Simões bateu o pênalti e Bruno fez grande defesa. Aos 11 minutos, Cuca sacou Erick Flores e escalou Obina.

O Botafogo jogava melhor e Juninho marcou o primeiro para o alvinegro aos 16 minutos. O zagueiro cobrou falta com perfeição, no ângulo direito de Bruno: 2 a 1 Flamengo. Três minutos depois o Botafogo chegou ao empate. Alessandro tocou para Túlio Souza, que invadiu a grande área e marcou na saída de Bruno: 2 a 2 no Maracanã.

Após o empate, o Flamengo voltou a ter mais posse de bola e as chances começaram a aparecer. Ibson, dentro da grande área, chutou forte e Renan fez boa defesa. Aos 35 minutos, Josiel entrou na vaga de Emerson. Aos 46 minutos, Juan cobrou falta da direita e Renan quase empurrou para o gol. Dois minutos depois, Fábio Luciano colocou a mão na bola e foi expulso. Fim de partida. A decisão iria para os pênaltis.

Kleberson bateu o primeiro para o Flamengo e marcou. Léo Silva cobrou com categoria para o Botafogo e empatou. Juan deslocou Renan e deixou o rubro-negro na frente. Juninho bateu com força e Bruno defendeu a primeira. Airton cobrou para o Fla e marcou mais um: 3 a 1. Gabriel bateu para o Botafogo e diminuiu: 3 a 2. Léo Moura cobrou no alto e deixou o Fla perto do título: 4 a 2 Flamengo. Leandro Guerreiro bateu para o Botafogo e Bruno defendeu, garantindo o título para o Clube da Gávea.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO 2 X 2 BOTAFOGO\ (Nos pênaltis, Flamengo 4 x 2)\

Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)\ Data/hora: 03/05/2009 - 16h (de Brasília)\ Árbitro: Péricles Bassols Cortez (RJ)\ Auxiliares: Wagner de Almeira Santos (RJ) e Vinícius da Vitória Nascimento (RJ)\ Renda/público: R$ 1.989.415,00 / 78.393 pag.\ Cartões amarelos: Ibson, Willians (FLA); Emerson e Leandro Guerreiro (BOT)\ Cartões vermelhos: Fábio Luciano, 48'/2ºT (FLA). \

GOLS: Kleberson, 19'/1ºT (1-0); Kleberson, 38'/1ºT (2-0); Juninho, 16'/2ºT (2-1); Túlio Souza, 18'/2ºT (2-2).\ Nos pênaltis: Kleberson, Juan, Aírton, Léo Moura (FLA); Léo Silva, Gabriel (BOT)\

FLAMENGO: Bruno, Aírton, Fábio Luciano e Ronaldo Angelim; Léo Moura, Willians, Ibson, Kleberson e Juan; Erick Flores (Obina, 11'/2ºT) e Emerson (Josiel, 35'/2ºT). Técnico: Cuca

BOTAFOGO: Renan, Emerson (Jean Carioca, intervalo), Juninho e Leandro Guerreiro; Alessandro, Léo Silva, Fahel, Eduardo, Túlio Souza (Rodrigo Dantas, 31'/2ºT) e Thiaguinho (Gabriel, 29'/2ºT); Victor Simões. Técnico: Ney Franco.