Notícias

Flamengo enfrentará pedreira em Caracas

Time venezuelano não perde em casa há 12 jogos na Libertadores

Por - em
Já está virando rotina a frase "Não existe mais bobo no futebol" ser usada em comentários e até entrevistas. No entanto, o clichê cabe mais uma vez na partida Flamengo e Caracas, que será realizada nesta quarta-feira (10.03), às 22h (horário de Brasília), em Caracas, Venezuela. Se antes os clubes venezuelanos entravam apenas na Copa Santander Libertadores para fazer número, agora eles brigam, sim, por resultados expressivos.

Líder do Torneio Clausura da Venezuela, o Caracas está invicto há sete jogos (quatro vitórias e três empates). No último sábado, a equipe venezuelana venceu, fora de casa, o Aragua, por 1 a 0, e se manteve na ponta da classificação. No entanto, passa por problemas para enfrentar o hexacampeão brasileiro. A equipe não contará com o meia Luis Vera, capitão do time, e com o zagueiro José Manuel Rey, ambos lesionados. O meio campista argentino Darío Figueroa também é dúvida.

De acordo com o repórter José Manuel Valladares, do Diário Líder en Deportes, o Caracas não será uma presa fácil para o Flamengo, mesmo que o campeão brasileiro tenha um time mais forte.

"O Caracas está há 12 partidas sem perder em casa na Copa Libertadores. Nove destes confrontos foram realizados no Estádio Olímpico, onde será o jogo desta quarta-feira. A equipe dirigida pelo treinador Noel Sanvicente conta com um bom goleiro, Renny vega, da seleção venezuelana, com dois bons defensores, Alejandro e Gabriel Cichero, e com um atacante muito experiente, Rafael Castellín. Será um bom jogo e não será fácil para o Flamengo vencer, mesmo sendo uma das melhores equipes da competição", afirmou o jornalista venezuelano.

Na campanha da última Libertadores (2009), o Caracas chegou até as quartas-de-final, onde acabou caindo para o Grêmio. No entanto, a equipe venezuelana não perdeu para os brasileiros. Foram dois empates (1 x 1 e 0 x 0) e a vaga foi conquistada pelo critério de desempate gols fora de casa.

Jogando em casa, o Caracas venceu os quatro jogos e empatou um na Libertadores 2009. Os venezuelanos enfrentaram o Chivas (México), o Lanús (Argentina) e o Everton (Chile), na primeira fase, o Deportivo Cuenca (Equador), nas oitavas, além do Grêmio, nas quartas-de-final.

Retrospecto contra Venezuelanos

Em quatro ocasiões, o Flamengo teve pela frente adversários venezuelanos na Copa Libertadores e manteve 100% de aproveitamento. A última vez em que o Rubro-negro enfrentou um clube da Venezuela foi em 2007, quando venceu o Unión Maracaibo por 2 a 1 e 3 a 1. Antes, em 1993, venceu o Minerven por 8 a 2 e 1 a 0. Em 1991, superou Deportivo Tachira por 3 a 2 e 5 a 0 e, em 1984, derrotou o Ula por 3 a 0 e 2 a 1.