Notícias

Flamengo nos EUA. Mais Querido volta ao país em janeiro para abertura da temporada

Confira algumas das passagens do Mengão pela terra do Tio Sam

Por - em

O Flamengo finalmente fará sua estreia na Florida Cup, em 2019. Na quinta edição da competição que abre a temporada e vem atraindo cada vez mais a atenção dos times brasileiros, o Mais Querido estará ao lado do São Paulo como representante nacional e voltará aos Estados Unidos, onde não joga desde 2006. Como o próprio nome já diz, as partidas serão todas na Florida, mais especificamente em Orlando, no Orlando City Stadium, a partir do dia 10 de janeiro.

Na atual edição, o Mengão medirá forças com a potência holandesa Ajax, no dia 10, e o Eintracht Frankfurt, da Alemanha, no dia 12. São duas escolas que estarão no meio de duas temporadas e o teste será extremamente válido para o Mais Querido dar o início para a sua própria, que promete ser intensa em 2019. Após a Florida Cup, o time retorna para a disputa do Estadual e o primeiro - e principal - objetivo da temporada, a Copa Conmebol Libertadores. 

O Flamengo nos Estados Unidos

Jogar nos EUA é positivo para o Flamengo. Ao longo dos anos, foram 12 oportunidades, com sete vitórias, dois empates e três derrotas, sempre em amistosos. Seleções, combinados, times, tem de tudo na relação de adversários que o Mais Querido encarou naquelas bandas. Levantamos algumas curiosidades para vocês, enquanto já esperam a fila do agendamento do visto americano andar. 


No vídeo acima, o único gol da vitória do Flamengo sobre a seleção dos EUA, marcado por Fernando, o autor do gol do título de nossa primeira Copa do Brasil, em 1990. 

1. Rota 66

O Flamengo já jogou tanto na costa leste quanto na costa oeste, em suas passagens pelos Estados Unidos. A popularidade do clube ajuda nessa logística, pois são muitos os brasileiros que residem naquele país e a torcida é maioria rubro-negra. Mas foi na oeste onde o time jogou mais. Foram oito partidas na beira do Pacífico, sendo três vezes em San José, em amistosos contra mexicanos, e três em Los Angeles, incluindo o mítico palco da final da Copa de 94, o Rose Bowl. Confira todos os jogos nos EUA:

  • 18/10/2006 - Flamengo 1 X 2 América (MEX) - Coliseu/Los Angeles - Troféu Coliseu
  • 12/08/1990 - Flamengo 1 X 0 Alianza Lima (PER) - Giants Stadium/New Jersey - Marlboro Cup
  • 10/08/1990 - Flamengo 1 X 0 Seleção dos Estados Unidos (USA) - Giants Stadium/New Jersey - Marlboro Cup
  • 28/08/1987 - Flamengo 2 X 1 Monterrey (MEX) - Harder/Santa Bárbara - Amistoso Internacional
  • 25/08/1987 - Flamengo 1 X 0 Monterrey (MEX) - Spartan/San José - Amistoso Internacional
  • 22/08/1987 - Flamengo 5 X 0 Mexico All Star (MEX) - Spartan/San José - Amistoso Internacional
  • 19/08/1987 - Flamengo 2 X 3 Seleção do México (MEX) - Spartan/San José - Amistoso Internacional
  • 15/10/1985 - Flamengo 2 X 0 Guadalajara (MEX) - Rose Bowl/California - Amistoso Internacional
  • 12/10/1985 - Flamengo 3 X 0 San José (USA) - Rose Bowl/California - Amistoso Internacional
  • 28/09/1982 - Flamengo 3 X 3 Cosmos (USA) - Giants Stadium/New Jersey - Amistoso Internacional
  • 26/03/1967 - Flamengo 1 X 1 Roma (ITA) - Dowing Stadium/Nova York - Amistoso Internacional
  • 23/03/1967 - Flamengo 1 X 2 Roma (ITA) - Kezer Stadium/California - Amistoso Internacional

2. A primeira vez

O primeiro jogo rubro-negro nos EUA foi em 1967 contra a Roma, da Itália. Com um timo misto, por conta de compromissos no Brasil, o Flamengo acabou derrotado por 2 a 1 pelos italianos, jogando no Kezer Stadium, na Califórnia. Três dias depois, os times haviam atravessado o país para se enfrentar de novo em Nova York, no Dowing Stadium. Desta vez, empate em 1 a 1 e fim de excursão.

Nota curiosa deste jogo é que o Flamengo atuou com o uniforme 2 da Roma. Eram outros tempos, não tínhamos tantos jogos de camisa para os jogadores. E também vale mencionar que um certo atacante estava surgindo na equipe, um tal de Fio Maravilha, que depois faria alguns gols antológicos.

3. Contra aquele time famoso do Pelé


Quinze anos se passaram e lá estava o Flamengo de novo nos EUA, dessa vez para enfrentar o, talvez, mais famoso time norte-americano da história, o NY Cosmos. Porém, como o jogo foi em 1982, Pelé já havia abandonado o futebol fazia tempo. Mesmo assim, foi um jogo com enorme apelo. Mais de 37 mil torcedores encheram o Giants Stadium, em Nova Jersey, para ver Zico e cia contra Beckenbauer, Chinaglia, Sócrates, Carlos Alberto Torres e outros grandes nomes do time verde de Nova York. O placar final foi 3 a 3, com Zico, Wilsinho e Junior fazendo 3 a 0 no primeiro tempo, mas Chinaglia, com três gols (dois de pênalti) empatou e deixou tudo igual.

Algumas curiosidades da partida:

Paulo Cesar Carpegiani era o técnico do time, mas atuou durante o primeiro tempo, para relembrar dos tempos que divida o meio campo com Zico e Adílio.

O jogo foi disputado em um campo com linhas de futebol americano mais aparentes que as do futebol, pintadas de vermelho. Não foram poucas as vezes que os jogadores se confundiram com as linhas.


Era a despedida de Carlos Alberto Torres como jogador. Logo em seguida, o Capita do Tri veio para o Flamengo iniciar sua carreira como técnico e em seu primeiro trabalho se sagrou campeão brasileiro, em 1983.  

4. Mexicanos em todos os lugares

Dos 12 jogos disputados nos EUA, seis foram contra mexicanos, inclusive a seleção. Quatro vitórias e duas derrotas nesse histórico. Pela proximidade com o país, os jogos foram todos na Califórnia, para facilitar à torcida mexicana. Não são encontrados muitos registros destes jogos, mas pelas escalações, podemos ver que alguns nomes que estavam surgindo já deram suas caras nos EUA e depois teriam os auges de suas carreiras naquele mesmo lugar.

Contra o Guadalajara, em 1985, o Flamengo venceu por 2 a 0 e o lateral-direito era Jorginho, que 11 anos depois estaria na seleção que conquistou o tetra mundial no mesmo estádio. Jorginho voltou aos EUA com o Mengo em 1987, ao lado de Aldair, Bebeto e Zinho, para mais quatro jogos contra times mexicanos, (2x3, México; 5x0 Mexico All Stars; 1x0 Monterrey; e 2x1 Monterrey). Mal eles sabiam...

5. A Florida Cup

O Flamengo adiou sua estreia na competição em dois anos. Era para ter sido em 2017, mas o trágico acidente com a delegação da Chapecoense mudou o calendário e o Mais Querido teve que abdicar do convite. Chegou a hora e desta vez o Flamengo já confirmou presença.

Os jogos serão no palco abaixo, o novíssimo Orlando City Stadium, com capacidade para 25.500 torcedores. Inaugurado em 2017, já se tornou uma pérola e mais um ponto turístico na badalada Orlando.

O torcedor do Flamengo que estiver nos EUA, ou for para a competição, não terá do que reclamar na cidade. Orlando não é só parque de diversões. Restaurantes, shows, NBA, eventos, tem de tudo por lá. E as embaixadas rubro-negras nos EUA já estão mobilizadas para invadir a cidade.

Os ingressos já estão à venda: http://www.floridacup.com/pt/matches

A CVC Viagens organizou um pacote para quem quiser ir aos Estados Unidos acompanhar a competição, com direito à hotel, ingresso para os jogos e para os parques da Universal. Clique aqui para conferir.  

Cronograma da competição? Olha aí embaixo.

 

 Agora é só se planejar e esperar para ver o Mengão na abertura da temporada. Falta pouco para vermos nosso time em campo novamente.