Notícias

Ingressos estarão à venda no Maracanã até 14h de domingo

Medida foi anunciada pela Suderj

Por - em
A secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Marcia Lins, apresentou na quinta-feira, as novas medidas que vão orientar a administração do estádio Mário Filho, o Maracanã.

Uma delas faz menção à venda de ingressos no estádio dos dias dos jogos. Visando a segurança do torcedor, as bilheterias serão fechadas três horas antes da partida, às 14h.

Veja outras medidas, divulgadas pelo site oficial da Suderj, autarquia que administra o estádio.

SEGURANÇA - Para a segurança do Maracanã foram destacados do 6º BPM: 200 policiais, duas duplas de cães, duas motos, 25 viaturas, um Grupamento Especial de Salvamento em Resgate (Gesar), três socorristas, seis duplas de cavalos e uma força de choque (composta por um comandante e 20 homens). O Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe) terá 160 policiais e duas duplas de cães.

TRÂNSITO - A Secretaria Municipal de Transportes, através da CET-Rio, levará para o Maracanã em dias de jogos: 15 agentes, 12 reboques, 3 painéis de mensagens e 50 cones. Além de 32 agentes da Guarda Municipal para o controle de trânsito e 15 guardas que trabalharão nos reboques. A operação conta ainda com um plano semafórico específico para chegada e saída do estádio. Segundo a CET-Rio, não será permitido estacionamento em via pública no entorno do complexo do maracanã. Estão disponivéis os estacionamentos subterrâneo do Teleporto, com cerca de 650 vagas disponíveis, e o da Uerj, com capacidade para dois mil automóveis. As autoridades orientam ainda o uso de transporte público (metrô, trem e ônibus) para o deslocamento até o estádio.

CHOQUE DE ORDEM - A Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop) realizará operações que começarão duas horas antes dos jogos e terminarão duas horas após o evento. Nas decisões, o horário de início será antecipado em uma hora.

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - Serão destacados pela Seop 20 agentes em jogos normais e 26 em dias de decisão; de um a quatro delegados, 14 agentes CCU (controle urbano),150 a 200 guardas municipais, seis reboques em jogos normais e de 12 a 20 em dias de decisão e comboios com cerca de 20 pessoas entre agentes da SEOP, Controle Urbano e Guarda Municipal.

COMBOIOS – Objetivo da operação da Seop é reprimir o comércio ambulante não autorizado e inibir o consumo de bebida alcoólica no entorno do estádio, fazendo cumprir o Decreto nº 30.417 de 22 de janeiro de 2009, que dispõe sobre a proibição do consumo e comercialização de bebidas alcoólicas no entorno do estádio do Maracanã em dias de jogos, 2 horas antes até 2 horas após término do evento.

Seis Comboios Fixos

1 - Ao lado da Uerj, antes do acesso a rampa do Metrô

2 - Rampa de acesso ao Metrô, no sentido do Estádio

3 - Final da rampa de acesso ao Metrô, no sentido do Estádio

4 - Na calçada da Uerj, esquina com a Rua Valdir Amaral

5 - Av. Maracanã com Rua Prof. Eurico Rabelo

6 - Av. Maracanã com Rua Mata Machado

Quatro Comboios Móveis

1 - Ponto de referência - Rampa acesso ao Metrô (deslocamento pela Praça Emílio Garrastazu Médici até à rampa de acesso da Rede Ferroviária)

2 - Ponto de referência - Portão 18 do Maracanã (deslocamento pela Rua Prof. Eurico Rabelo até a Av. Maracanã)

3 - Ponto de referência - Av. Maracanã em frente Estátua do Belini

(deslocamento pela Av. Maracanã entre Rua Mata Machado e Rua Prof. Eurico Rabelo até a Av. Maracanã)

4 - Ponto de referência - Em frente à rampa de acesso da Rede Ferroviária (deslocamento pela Av. Pres. Castelo Branco até a rampa de acesso da Rede Ferroviária.

AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS - Entre as novidades da modernização do estádio, está a publicação de uma resolução conjunta criando uma comissão de fiscalização e controle de eventos no Maracanã, que terá representantes de diversas secretarias, com o objetivo de resguardar a segurança dos torcedores. As secretarias de Turismo, Esporte e Lazer e da Casa Civil assinaram o documento público dia 8 de janeiro, no Diário Oficial. Além disso, a área de cercamento às rampas será ampliada, com criação de barreiras através de bolsões de segurança e controle e checagem prévia dos torcedores que estão com ingressos.

Com a nova setorização das arquibancadas, haverá indicação do quantitativo de lugares para cada setor, implantação de operação e controle, com ampla visão do estádio e total sinalização, de forma que todos saibam que o local é um posto de observação. As 70 câmeras de vigilância ganharão mais abrangência, ajudando os integrantes da comissão de fiscalização a identificar, através de imagens, possíveis atitudes ilícitas dentro e fora do estádio.