Notícias

Juan: "Comove ver quem recebe as doações de sangue"

Lateral-esquerdo e o goleiro Diego participaram nesta segunda-feira da campanha "Meu Sangue Rubro-Negro"

Por - em

Mesmo afastado dos gramados, devido a uma contusão, Juan deu o bom exemplo. Na tarde desta segunda-feira, o lateral-esquerdo participou da campanha "Meu Sangue Rubro-Negro", lançada hoje, com atendimento personalizado no HemoRio para os torcedores do clube. \ Depois de doar sangue, sob a luz dos flashes da imprensa e dos fãs, o jogador visitou o setor de pediatria do HemoRio, onde teve contato com várias crianças em tratamento. "Você vê com seus próprios olhos as pessoas que precisam do seu sangue e isso acaba comovendo a gente, que vê realmente a importância de doar sangue", afirmou à equipe do site oficial do Flamengo. \

O goleiro Diego, reserva de Bruno, também esteve no HemoRio e comentou seu gesto. "A importância é ajudar ao próximo. No carnaval, as doações baixam bastante e os acidentes crescem. Então, a gente tem que conscientizar o pessoal de que todo mundo precisa dessas doações. Todo mundo já teve um parente ou um amigo que precisou de doação", concluiu. De acordo com dados do HemoRio, o déficit no estoque chega a um percentual próximo de 30% nessa época do ano.

Os dois jogadores posaram para fotos com várias crianças. Entre elas, o menino Thiago Leite, 10 anos, rubro-negro de Duque de Caxias (foto ao lado). Hemofílico, o menino estava lá para receber uma transfusão de sangue. "Parabéns ao Flamengo, acho maravilhosa essa iniciativa porque as crianças precisam. Doar sangue é fundamental", elogiou sua avó Tania da Silva Nascimento.

Outra atleta que apareceu no HemoRio foi a ginasta Jade Barbosa. "Queria chamar todo mundo para doar sangue. Todo mundo pode fazer uma pessoa feliz no carnaval", incentivou.

Jade, no entanto, não pôde doar porque ainda não completou a maioridade. Pelas normas do HemoRio, são condições básicas para doação de sangue ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, estar bem de saúde e levar um documento oficial de identidade com foto (original). Não é necessário estar em jejum, mas o voluntário deve evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores à doação e a de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas. A campanha "Meu Sangue Rubro-Negro segue até a próxima sexta-feira, 20 de fevereiro.

O horário de atendimento no HemoRio vai das 7h às 18h. O endereço é na Rua Frei Caneca, 08 – Centro – Rio de Janeiro. Outras informações do HemoRio pelos telefones (21) 2299 9442 e 0800 282 07 08 ou, ainda, pelo site www.hemorio.rj.gov.br.