Notícias

Junior relembra título de 1981 e exalta trabalho de Andrade

Recordista de jogos com a camisa do Flamengo, o Maestro crê que elenco atual pode ser bi da Libertadores

Por - em
Recordista de jogos na história do Flamengo, Leovegildo Lins da Gama Junior é uma fonte segura quando se trata de Libertadores. Afinal, Junior fez parte do elenco que ficou eternizado com a camisa rubro-negra na década de 80, quando conquistou, entre outros títulos, a competição Sul-Americana, além do Mundial Interclubes.

Um dos maiores laterais do futebol brasileiro, Junior, enquanto esteve no Brasil, só vestiu o manto sagrado. Foram 874 jogos, em 16 anos (entre 1974 e 1984 e entre 1989 e 1993), com 77 gols marcados e 20 títulos conquistados, sendo quatro do Campeonato Brasileiro, um da Copa do Brasil, um da Libertadores e um Mundial.

Eleito um dos melhores jogadores do Século XX pela FIFA, dono de cinco Bolas de Prata e uma Bola de Ouro, o Maestro, que hoje é comentarista da Rede Globo, conversou com a equipe do site oficial do Flamengo e deu algumas dicas para a time que enfrenta o Caracas, nesta quarta-feira, às 22h (horário de Brasília), na Venezuela. Confira a íntegra da entrevista abaixo e saiba mais sobre Junior na Flapédia:

Grupo de 1981 - A gente, de vez em quando, se reúne. Eu, Adílio, Andrade, Nunes... Estamos sempre juntos, relembrando as histórias do passado. Acho que, de repente, alguma coisa a rapaziada de hoje pode tirar proveito. Passamos muita dificuldade naquele ano em que vencemos. É claro que hoje é mais tranqüilo, já que não tem tanta violência, mas ainda sim é uma competição muito complicada.

Jogos marcantes na Libertadores - As finais foram os jogos mais marcantes, com certeza, e por diversos fatores. O jogo de Santiago, pela violência, e o de Montevidéu pelo título. Em nenhum momento tivemos problema para vencer o jogo. Jogamos o nosso futebol e, se tivéssemos jogado quantas vezes fosse, teríamos vencido.

Elenco atual - O Flamengo hoje tem um elenco muito forte e tem condição de disputar a Libertadores de igual para igual com qualquer clube. Os outros times também se reforçaram, como o Inter, o São Paulo, o Cruzeiro, e, por isso, acredito que o título fique no Brasil. Sem dúvidas, o Flamengo está entre os favoritos.

Andrade - Fico satisfeito pelo trabalho que o Andrade está desenvolvendo no Flamengo. Ele é um grande companheiro nosso e um representante nosso no clube também.

Trabalho como comentarista - Consigo separar o sentimento do profissional. Há um tempo encontrei uma torcedora do Flamengo no aeroporto, e ela veio me dizer: "Junior, você é muito imparcial". Acho que isso foi um elogio ao meu trabalho. Mesmo todos sabendo o que sinto pelo Flamengo, a paixão que tenho pelo clube, consigo dividir bem as coisas na hora do trabalho.