Notícias

No embalo de Leonardo Moura

Lateral-direito faz gol, dá assistência e comanda estreia vitoriosa do Fla na Libertadores

Por - em

Se o Flamengo busca o bicampeonato da Taça Libertadores da América, nada mais justo do que, na estreia, o time vencer por 2 a 0, com grande atuação do camisa número 2. Leonardo Moura fez uma exibição de gala na noite desta quarta-feira, até ser substituído, exausto, aos 30 minutos do segundo tempo. Ovacionado pela Nação Rubro-Negra, ele deixou o campo com um gol e uma assistência.

\

Com a vitória, o Flamengo consegue o que queria: largar bem na Libertadores. O time garantiu três pontos e agora vai mais tranqüilo para o segundo jogo da fase de grupos da competição, no dia 10 de março, contra o Caracas, na Venezuela. A vitória rubro-negra nesta quarta, no entanto não foi fácil. Pelo contrário. Teve contornos dramáticos.

\

Logo aos dois minutos, um susto. Depois de um tumulto próximo ao auxiliar do lado esquerdo da defesa rubro-negra, uma confusão entre jogadores. No meio, um cartão vermelho foi levantado. Era Willians sendo expulso após dar cotovelada em Martínez. Mas, a apreensão que tomou conta da torcida rubro-negra, que compareceu em grande número ao Maracanã, logo se tornou festa.

\

Aos 10, falta na entrada da área. E, no melhor estilo "camisa 10 da Gávea", só que 29 anos depois e vestindo a camisa número 2, Leonardo Moura cobrou com perfeição, no ângulo direito de Garcés, que pulou, mas não conseguiu evitar que a bola morresse tranqüila no fundo da rede: Flamengo 1 a 0. Depois disso, o Fla segurou o resultado, manteve o domínio da posse de bola e cresceu ainda mais aos 41, quando Mirosevic foi expulso após pisão em Toró.

\

No dez contra dez, o Flamengo entrou em campo ainda melhor na etapa final. Desde 1984 o time da Gávea não estreava com vitória na Libertadores, e seguiu fazendo de tudo para quebrar este tabu. Motivado e no embalo de um inspirado Leonardo Moura, o time conseguiu ampliar. O autor do primeiro gol deu passe milimétrico para Adriano apenas tocar na saída do goleiro chileno e fazer 2 a 0 aos 13.

\

A maior vantagem no placar fez com que Andrade sacasse o meia Vinícius Pacheco e lançasse Fernando, para reforçar a marcação no meio-de-campo. Deu certo e o time rubro-negro seguiu soberano na partida. Aos 20 minutos, em jogada individual, Vagner Love esteve muito perto de fazer o terceiro. Adriano e Kleberson também tentaram, mas, o 2 a 0 já estava de bom tamanho. Para o time e para a torcida. Nem o pênalti perdido por Love no final desanimou os rubro-negros, que foram para casa com uma certeza: a caminhada para o bi se iniciou com pé direito.