Notícias

Para manter vivo o sonho do hexa

Flamengo enfrenta o Corinthians em Campinas, precisando vencer e torcer contra o São Paulo

Por - em

Em 1992, quando o Flamengo conquistou seu último Campeonato Brasileiro, a Mocidade Independente de Padre Miguel levava o título de campeã do Carnaval carioca com um samba-enredo entitulado "Sonhar Não Custa Nada (Ou Quase Nada)". Exatos 17 anos depois, a equipe rubro-negra quer tornar o sonho do hexacampeonato nacional realidade. Mesmo sem Adriano, o time do técnico Andrade enfrenta o Corinthians, logo mais, às 17h, em Campinas, precisando não só vencer, como também torcer por um tropeço do São Paulo, que também joga fora de casa, contra o Goiás.

\

Se não há preço para sonhar, os jogadores do Flamengo seguem acreditando que seu sonho é muito real. O Imperador Adriano, por exemplo, está fora do confronto deste domingo no interior de São Paulo, mas, mesmo assim, confia que seus companheiros irão fazer o melhor e lutar pelo título até o último momento. Afinal, contrariando todas as expectativas, o grupo chegou onde chegou. Agora, tornar o sonho realidade é apenas o próximo passo.

\

"O campeonato não acaba neste domingo. Só no outro. O Flamengo tem um grupo que sabe o que quer. Nosso time chegou muito acima (do que esperavam). Ninguém imaginava que o time fosse disputar o título, só chegar ao G-4", disse o camisa 10.

\

No entanto, o técnico Andrade não quer empolgação nem euforia. A ansiedade em assumir a liderança a uma rodada do fim do campeonato pode atrapalhar, como aconteceu contra o Goiás. Além disso, o time já esta vacinado e não acredita que o Corinthians, apesar de ser considerado um co-irmão do Flamengo, irá entrar na magia e no carnaval rubro-negros. Nem o fato de a equipe paulista não disputar mais nada no campeonato e a possibilidade de mais um título do rival São Paulo fazem com que os flamenguistas acreditem em um jogo fácil.

\

"O Corinthians vai entrar para vencer, independentemente se vai ajudar algum rival, o Palmeiras, o São Paulo. Temos de fazer o nosso papel. É difícil não pensar nos outros jogos, mas não podemos ficar só na torcida. No último domingo foi assim. O São Paulo tropeçou contra o Botafogo, e nós não fizemos o nosso papel. Nem penso em empatar. Estamos saindo do Rio pensando em fazer o nosso papel lá em Campinas e torcendo para o Goiás fazer o dele também", afirmou Toró.

\

O substituto de Adriano, ao que tudo indicava, seria o jovem Bruno Mezenga. No entanto, para evitar jogar muita responsabilidade no garoto, Andrade ainda cogita escalar Gil ou Denis Marques. Esta é a única dúvida na equipe da Gávea, que está escalada com Bruno, Leo Moura, Álvaro, Ronaldo Angelim e Juan; Airton, Toró, Willians e Petkovic; Zé Roberto e Bruno Mezenga (Denis Marques ou Gil) para fazer com que a Nação possa sorrir, em preto e vermelho, tornando o Maracanã uma Sapucaí.

\

FICHA TÉCNICA:
CORINTHIANS X FLAMENGO

\

Estádio: Brinco de Ouro, Campinas (SP)
Data/hora: 29/11/2009 - 17h (de Brasília)
Árbitro: Evandro Rogério Roman (Fifa-PR)
Auxiliares: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (Fifa-BA) e Altemir Hausmann (Fifa-RS)

\

CORINTHIANS: Felipe, Marcelinho (Boquita), Chicão, Paulo André e Escudero (M. Oliveira); Jucilei, Edu e Elias; Defederico, Jorge Henrique e Ronaldo. Técnico: Mano Menezes.

\

FLAMENGO: Bruno, Léo Moura, Álvaro, Ronaldo Angelim e Juan; Aírton, Toró, Willians e Petkovic; Zé Roberto e Bruno Mezenga. Técnico: Andrade.