Preparador explica importância da pré-temporada para o Fla
Experiente, Antônio Mello acredita que primeiros dias do ano são fundamentais para toda a temporada
Por Da equipe do site oficial - emQuem olha para Antônio Carlos da Silva Mello em campo não acredita que ele tenha 64 anos de idade. Com o fôlego de um menino, ele corre, dá instruções e faz de tudo para deixar seus jogadores voando. Em seus quase 20 anos de carreira no futebol, Mello tem muitas histórias para contar, muitos títulos no currículo, mas, principalmente, o know-how de como fazer um time render o máximo de sua potência física dentro de campo.
Não é à toa que em 18 anos de carreira, ele já conquistou 19 troféus. Entre eles, uma Copa América com a seleção brasileira, um Mundial com a seleção sub-20 e três Campeonatos Brasileiros, com Corinthians, Santos e Cruzeiro. Para repetir o sucesso no Flamengo, a fórmula é simples: trabalho, trabalho e trabalho. Em uma temporada longa, com quatro competições (Estadual, Copa do Brasil, Brasileiro e Sul-Americana), nada melhor do que uma preparação bem feita.
"Uma equipe como o Flamengo joga de 75 a 80 partidas em um ano. Você tem que trabalhar para isso. São várias competições, com características diferentes: pontos corridos, que dá para administrar melhor, mata-mata, que é mais disputado, como a Copa do Brasil, que é muito difícil. Então tudo tem que ser bem planejado", disse o preparador, acreditando que sua experiência pode fazer a diferença.
"Imagina eu chegar aqui no Flamengo e termos que jogar em cidades altas, como Potosí, e eu não saber trabalhar time para altitude. Agora na Copa do Brasil, vamos enfrentar o Murici, de Maceió, e eu conheço o clima, a cidade, sei o que fazer para jogar lá. Isso é importante para ajudar o time. Viemos para isso", salientou.
Mello explica ainda que o primeiro passo a se dar na pré-temporada é colocar todos os jogadores em um nível semelhante na parte física. Segundo ele, o grupo acaba chegando um pouco heterogêneo neste início de ano e é preciso trabalhar para deixar os atletas em iguais condições.
"Em toda pré-temporada, você tem que pensar no condicionamento físico do grupo. Os jogadores chegam de outros clubes, de férias e o grupo vem bem heterogêneo. Nosso primeiro passo é levar os jogadores para um lugar onde se possa treinar bastante, dar uma descansada e se alimentar bem. Para uma preparação ser bem feita e podermos durante o ano apenas ir mantendo", contou o preparador, que acredita que o tempo ainda é pequeno para preparar bem o grupo.
"Esse tempo é pequeno. Não dá para condicionar tão bem em 17 dias, então, vamos invadir um pouco o Carioca treinando jogadores com essa característica de pré-temporada. Vamos entrar em alguns jogos como amistosos de alto nível, sem desmerecer ninguém , mas dando melhor condicionamento aos jogadores", encerrou.
Siga o perfil oficial do Flamengo no Twitter
\Confira a página de promoções no Site Oficial do Flamengo
Confira a galeria de vídeos do Site Oficial do Flamengo
\ \