Notícias

Suor: um dos responsáveis pela boa fase do Flamengo no Brasileiro

A evolução da equipe, que obteve três vitórias nos últimos quatro jogos, deve-se também à preparação física intensa imposta pela nova Comissão Técnica

Por - em
Jogador de futebol mais bem preparado fisicamente tende a render mais tecnicamente e táticamente. Isso é fato. E no Flamengo, suar a camisa tem sido uma rotina diária. A equipe de profissionais responsáveis pela boa forma do elenco é composta pelos preparadores físicos Marcelo Martorelli, Daniel Guimarães,Marcos Lima e Celso de Rezende, este último, acompanha o treinador Dorival Júnior há dez anos.

"Trabalhei com o Dorival no Santos, Internacional, Vasco da Gama, Coritiba e Figueirense. Já trabalhei também com o Muricy (Ramalho) e outros treinadores", contou Rezende, que garante que os jogadores do Flamengo aceitaram bem o novo estilo de preparação física -  forte e intensa - que está sendo implementado.

"Eles (jogadores) estão treinando com bastante afinco. É importante também mostrar para o grupo porque se faz tal exercício, explicar o que está sendo feito. O objetivo sempre é o de melhorar. A partir do momento em que o atleta aceita bem esse tipo de condição física ele também obtêm uma melhora na parte técnica e tática. E quando os resultados positivos começam a aparecer o atleta se sente mais motivado", considera.

Sem jogar no meio desta semana, o Mengão terá um intervalo total de 5 dias ininterruptos para treinar, entre os clássicos com Vasco e Botafogo. A pausa, de acordo com Celso de Rezende, é excelente para a preparação dos atletas.
  
"Uma semana inteira de trabalho é muito bom. Tivemos uma semana igual para trabalhar quando foi adiado o jogo contra o Atlético-MG. O tempo é maior para trabalhar e para recuperar o atleta, e isso faz diferença, ajuda bastante. Nessa caso, o treinamento físico é diferenciado. Aumentam o número de cargas e de períodos de trabalho. Temos somente que administrar a intensidade", explicou Rezende, que tem 50 anos de idade, dos quais 27 dedicados ao treinamento físico de atletas de alto rendimento.

"Quando pegamos uma sequência de jogos domingo, quarta e domingo, jogo, viagem, concentração,  o atleta praticamente não treina, ele só se recupera. Então, a gente se preocupa muito mais com a recuperação do que com o treinamento. Esse tempo maior para treinar é muito benéfico. Vamos continuar trabalhando e treinando forte. Não podemos deixar a peteca cair", completou Rezende.
 
E os jogadores do Flamengo têm data e hora para suar novamente a camisa no Brasileiro. O time enfrenta o Botafogo, domingo (26.08), às 16h, no Engenhão, pela 19ª rodada. O Mais Querido do Brasil ocupa a 9ª posição na tabela, com 25 pontos somados.