Notícias

Um título conquistado na superação

Jogadores elogiam estrutura, grupo, arrancada e calam os críticos que não apostavam no Fla

Por - em

A história já provou, ao longo dos anos, que duvidar do Flamengo não é uma atitude muito recomendada. E neste ano de 2009, muita gente duvidou. Duvidou que o time conseguisse fugir da zona de rebaixamento. Fugiu. Duvidou que chegasse ao G4. Chegou. Duvidou que se firmasse no G4. Se firmou. Duvidou que assumiria a liderança do Brasileirão. Assumiu. Duvidou que seria campeão. Foi. Agora, com todos os objetivos cumpridos e com a história feita, chegou a hora de soltar a vez e desabafar contra aqueles que colocaram em dúvida a capacidade do Mais Querido do Brasil.

\

Com 19 vitórias, dez empates e apenas nove derrotas, o Flamengo marcou 67 pontos e sagrou-se hexacampeão brasileiro de futebol na noite do último domingo, dia 6 de dezembro de 2009. Um dia inesquecível para diretoria, comissão técnica, jogadores e torcida do clube da Gávea, que esperavam 17 anos por este momento. Ronaldo Angelim, autor do gol da vitória, aproveitou entrevista no programa Arena SporTv, para desabafar. Segundo ele, as críticas ao longo da competição incomodaram o grupo que, unido, fez de tudo para provar sua força e conseguiu da melhor maneira possível.

\

"Quando o Andrade assumiu, estávamos em décimo-quarto lugar, no jogo na Vila Belmiro. Se perdessemos, iríamos para a zona, mas vencemos. A partir dali, o time teve uma sequência boa. Acabamos perdendo alguns jogos, tivemos problemas com jogadores machucados, sem o Pet, com o Maldonado e o Alvaro, que ainda não tinham chegado, mas depois que todo mundo retornou e todos estiveram à disposição, conseguimos chegar", afirmou o camisa 4.

\

O chileno Maldonado concorda com o companheiro. Para ele, o trabalho do técnico Andrade também foi fundamental. Segundo ele, o treinador soube motivar o grupo, que teve qualidade para superar as dificuldades e conseguir esta arrancada que culminou com o hexa.

\

"Todo mundo falava que o Flamengo ia brigar para não cair. Aos poucos fomos acertando. Ficamos quase dez jogos sem perder, isso deu tranquilidade ao time, quem entrou deu conta do recado, e assim fomos acreditando que realmente dava para brigar por alguma coisa e a gente conseguiu. Provamos que, com o trabalho do Andrade, que passou essa responsabilidade para o time, de trabalhar e acreditar, é possível dar certo", disse o volante Maldonado.

\

As mudanças táticas feitas pelo treinador foram outro fator preponderante para o título. Ronaldo Angelim acredita que a mudança do esquema de jogo, que anteriormente era com três zagueiros e voltou a ser o 4-4-2, foi essencial para fazer com que a equipe encontrasse seu melhor futebol. O zagueiro ressaltou ainda a importância de manter a base da equipe que conquistou a Copa do Brasil e da evolução estrutural pela qual o clube vem passando.

\

"O Andrade mudou o jeito do time jogar, tornou a equipe mais ofensiva, e o time foi ganhando confiança, vencendo seus jogos e aconteceu isso aí. Não estávamos cotados nem para a Libertadores e fomos campeões. Trabalhamos com humildade e conseguimos este feito para o clube. Estou no Flamengo há quatro anos e o clube vem melhorando muito. Estão cuidando do Centro de Treinamento, uma Sala nova de Musculação, os salários estão em dia e isso é fundamental. Desde 2006 para cá, o Flamengo tem uma base, principalmente ali no sistema defensivo. Isso ajuda muito. Você não monta uma equipe e é campeão de uma hora para outra", disse Angelim.

\

O zagueiro teve o discurso endossado por Maldonado mais uma vez. O jogador, que chegou à Gávea em agosto, garantiu que está muito feliz no clube e exaltou a estrutura e o bom futebol apresentados pelo Flamengo durante o segundo semestre.

\

"O Flamengo oferece uma condição muito boa para seus jogadores. Muita gente falou sobre salário, sobre problemas de estrutura... Mas o clube tem tudo o que os outros clubes têm, talvez não seja tão moderno como alguns outros grandes clubes, mas faz com que o jogador se sinta bem, com toda a estrutura que precisa para desempenhar um bom trabalho no dia a dia. Desde que cheguei, os salários estão certos. Tem uma grande melhora. Estamos em dia e isso quer dizer que, quando você vai procurando resultados, as pessoas valorizam nosso esforço para manter o grupo bem e isso é o que está acontecendo hoje no clube", finalizou Maldonado.