Notícias

Um título que começou a ser escrito há quatro anos

Evolução do Flamengo desde a arrancada no Brasileiro de 2005 culminou com o hexa nacional em 2009

Por - em

Um título brasileiro não é conquistado de uma hora para a outra. Basta analisar as campanhas do Flamengo desde 2005 para perceber a evolução do futebol rubro-negro. A partir da arrancada que livrou o time da Gávea do rebaixamento naquela temporada, o clube só cresceu. Foi campeão da Copa do Brasil, tricampeão Carioca, disputou duas Libertadores, ficou em terceiro e quinto lugar em dois Brasileiros, e, enfim, conquistou a competição mais importante do futebol nacional no último domingo.

O presidente Marcio Braga exaltou o feito da equipe rubro-negra e aproveitou para elogiar também a administração do clube na cerimônia de premiação dos melhores do Campeonato Brasileiro, na noite de segunda-feira, no Vivo Rio. Marcio, que passa o cargo ao final do ano para a ex-nadadora Patrícia Amorim, afirmou que a conquista prova que o Flamengo tem sim estrutura e uma boa direção.

"Hoje comprovamos que o Flamengo tem direção, tem planejamento, tem constância em sua administração, e isso nos levou a alcançar este momento", disse.

2005 – Foi um ano muito complicado para o futebol rubro-negro. O time não conquistou nenhum título e ainda lutou contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. No Estadual, sob o comando de Julio Cesar Leal, não se classificou na Taça Guanabara, e logo depois, com Cuca como treinador, foi superado pelo Fluminense na decisão da Taça Rio.

Na Copa do Brasil, o Flamengo enfrentou o Ceará e perde o primeiro jogo, e misturado com outros problemas, faz a diretoria demitir Cuca, deixando Andrade no comando do time. Mesmo com a mudança de treinador, no segundo jogo o Flamengo fica no empate e é eliminado. Veio o Campeonato Brasileiro, e o Flamengo fez um campanha muito ruim. Faltando nove rodadas para o final do Campeonato, o Flamengo estava em uma posição delicada. Com isso, a diretoria contrata Joel Santana para tentar salvar a equipe.

Deu certo, e nessas 9 partidas, foram 6 vitórias e 3 empates. Com essa excelente sequência, o Flamengo consegue escapar do rebaixamento, graças ao "Papai Joel", como ficou conhecido pela torcida pela arrancada ter se dado próximo ao Natal. Com Renato Abreu, Leonardo Moura, o goleiro Diego, Obina e Jônatas, formava-se a base do time que seria campeão da Copa do Brasil do ano seguinte.

2006 – Enfim, o Flamengo volta a ganhar um título de expressão no cenário nacional: a Copa do Brasil. Depois de fazer um Campeonato Estadual abaixo do esperado, o time rubro-negro teve atuações quase perfeitas na competição mata-mata até chegar à decisão contra o rival Vasco. O time foi avançando de fases, sempre aproveitando do fator casa, em alguns casos goleando equipes como Atlético MG e Guarani. Depois de passar pelo Ipatinga, o time vai para a final contra um de seus maiores rivais, o Vasco da Gama.

Como nos últimos anos, o Flamengo levou a melhor sobre o Vasco na final, conquistando o seu bicampeonato da Copa do Brasil. No Campeonato Brasileiro, o Flamengo teve uma apresentação razoável, terminando a competição em 11º lugar. Foi neste ano que mais peças importantes e que seguem na Gávea até hoje chegaram, como Bruno, Juan, Ronaldo Angelim e Toró. Na Copa do Brasil, a equipe contou ainda com o artilheiro Luizão, que chegou a marcar um dos gols na primeira partida da decisão.

2007 – O ano de 2007 era visto com muitas expectativas pelos os torcedores rubro-negros. O clube voltava a Libertadores após 5 anos fora, e para chegar lá, no ano anterior o clube ganhou a Copa do Brasil 2006 em cima do Vasco, título conquistado pelo clube apenas em 1990 até então. Outro motivo de algum entusiasmo entre os torcedores, era que o clube conseguiu terminar o Brasileiro anterior, no meio da tabela, fato que não ocorria a algum tempo quando o clube acabava ficando na parte inferior da tabela.

E a expectativa, na medida do possível, foi bem correspondida. O time começou o ano voando. Venceu o Madureira na final da Taça Guanabara e garantiu-se na decisão do Campeonato Carioca. O rival seria o Botafogo, que abocanhou a Taça Rio e passou a ser favorito, com muitos especialistas o colocando como o melhor time do país. Mas, como sempre, na raça, o Flamengo contrariou prognósticos e levou a melhor. Depois de dois empates, a final foi para os penaltis, e ali começou a brilhar o goleiro Bruno, que pegou duas cobranças e após a cobrança convertida de Leo Moura, o Flamengo conquistou o Campeonato Estadual 2007, diante de mais de 63 mil torcedores.

Na Libertadores, porém, uma decepção. Uma campanha excelente na primeira fase foi por água abaixo nas oitavas-de-final depois de uma derrota por 3 a 0 para o Defensor, do Uruguai, em Montevidéu. No Rio, o time até venceu por 2 a 0, com o apoio da torcida, mas prejudicado pela arbitragem, não conseguiu reverter a situação. Mas o ano ainda guardaria uma boa surpresa para o Mengão.

No Campeonato Brasileiro de 2007, o Flamengo teve diversos jogos adiados devido ao Pan 2007, com isso a equipe ficou 13 rodadas na zona de rebaixamento. Ney Franco foi demitido, e o clube trouxe Joel Santana junto com alguns reforços como Ibson, Fabio Luciano e Maxi. A Torcida do Flamengo continuou incentivando a equipe mais e mais e o clube conseguiu terminar em terceiro lugar, numa arrancada incrível conquistando a vaga para a Libertadores 2008 com uma rodada de antecedência.

Neste ano, voltava ao clube o volante Ibson, peça fundamental no pentatricampeonato estadual, e também o capitão Fabio Luciano, zagueiro experiente e que marcou seu nome na história do Flamengo antes de se aposentar em maio de 2009.

2008 – O ano foi salvo pelo bicampeonato carioca. Novamente na Taça Libertadores e vindo de uma grande campanha no Brasileirão, o Flamengo tinha tudo para embalar de vez nesta temporada, mas não o fez. Na competição internacional, foi eliminado com uma derrota vexatória para o América do México, no Maracanã, e no Campeonato Brasileiro, tudo deu certo para o Rubro-Negro classificar-se novamente para a Libertadores 2009, mas não fez sua parte e acabou ficando somente no quinto lugar.

Apesar disso, vendo pelo lado de que a equipe novamente chegou entre os primeiros colocados do Brasileirão e chegou outra vez à fase final da Libertadores, foi mais um ano de afirmação do Flamengo em seu caminho no retorno ao topo do Brasil. A grande alegria da temporada foi mesmo no primeiro semestre. Assim como em 2007 o Campeonato Carioca foi decidido entre Flamengo e Botafogo, mas dessa vez com menos confusão, o Mengão não deu chances ao alvinegro e venceu as duas partidas. Os contratados que se firmaram neste ano foram Kleberson, Marcinho, Airton e Fierro.