Notícias

Vitoriosa homenagem a Valido

Em dia de celebração ao argentino herói do primeiro Tri Carioca, Fla vence Friburguense e recupera liderança do Estadual

Por - em
Em 1944, o Flamengo conquistou seu primeiro tricampeonato estadual graças a um gol de cabeça do argentino Valido, que completaria 100 anos, se estivesse vivo, na próxima sexta-feira (31.01). Nesta quarta-feira (29.01), então, na partida contra o Friburguense, os jogadores entraram em campo exibindo, em suas camisas, a hashtag Valido100. Inspirados pela data histórica, os rubro-negros conseguiram uma vitória por 2 a 0, com gols de Samir e Elano, no Estádio Eduardo Guinle. O resultado recolocou o Mais Querido, com dez pontos, na liderança do Campeonato Carioca.

O primeiro tempo foi bastante movimentado. Logo aos três minutos, Paulinho chutou rasteiro, de fora da área, e viu a bola passar perto da trave direita. Quatro minutos depois, Amaral bateu de chapa por cima do travessão. Aos 14, o primeiro susto dado pela equipe mandante: após cobrança de escanteio, Cadão desviou de cabeça e obrigou Felipe a fazer uma grande defesa. No ataque rubro-negro seguinte, Muralha lançou Elano, que pegou com o peito do pé, mas não acertou a baliza adversária. Aos 28, veio o prenúncio do gol do Fla: Samir aproveitou cruzamento de Léo Moura e testou firme para boa defesa do goleiro do Friburguense. Dez minutos depois, o arqueiro da casa não teve a mesma sorte, já que Samir recebeu a bola pelo alto de André Santos e mandou de cabeça para o fundo da rede, ao melhor estilo Valido. Aos 43, o último lance de perigo da primeira etapa: Sergio Gomes chutou forte, à queima roupa, mas Felipe novamente mostrou sua qualidade e salvou, no reflexo, o gol de empate.

No início da segunda etapa, o Flamengo quase ampliou o placar logo aos três minutos: Paulinho cruzou forte e rasteiro para Hernane, que se esticou todo, mas não conseguiu alcançar a bola para balançar a rede. Cinco minutos depois, o Friburguense respondeu: Flavinho mandou para a área e Marcelo, com a cabeça, desviou a bola, que passou perto da trave direita. Já aos 19, o ataque do time da casa veio pelo chão; Jorge Luiz soltou uma bomba e viu a redonda passar rente à baliza rubro-negra. Dois minutos depois, foi a vez de Rômulo, ao chutar de dentro da grande área, desperdiçar nova chance de empatar. Depois dessa jogada, só deu Fla. Aos 24, Elano recebeu de André Santos e fez um golaço, seu primeiro com o Manto Sagrado, batendo com o lado interno do pé e colocando a bola no ângulo. Aos 26, Gabriel driblou um marcador e ficou de frente para a baliza, mas finalizou errado. Quatro minutos depois, Hernane quase brocou pela primeira vez em 2014: ele recebeu na área e bateu de voleio, a bola desviou na zaga e passou muito perto da trave direita do goleiro adversário. No fim, o Friburguense ainda ameaçou em uma cobrança de escanteio, mas a superioridade do Mais Querido não permitiu que a diferença no placar fosse diminuída.

"Procuro ter regularidade. Sempre foi assim em minha carreira. No Flamengo, além disso, quero poder ajudar o grupo a ir em busca de títulos. Fiz boa preparação e já tive a felicidade de fazer um gol em minha segunda partida. Tenho confiança que tudo pode dar certo para que a gente tenha um ano positivo", falou Elano após o apito final.