Notícias

A estrada para o Flamengo: Jade Barbosa

Por - em

Uma das principais ginastas brasileiras da atualidade, Jade Barbosa deu seus primeiros passos na ginástica artística rubro-negra com apenas cinco anos de idade. Revelada pelo próprio Flamengo, a atleta desde nova é presença constante nas convocações da Seleção Brasileira da modalidade, colecionando diversas medalhas de relevância internacional com a amarelinha. Pelo Mais Querido, inúmeros títulos regionais e nacionais fazem parte do currículo vitorioso da ginasta, que desde pequena já encantava a todos com seu talento para o esporte.

A série ‘A Estrada para o Flamengo’ desta semana mostra a trajetória vitoriosa de Jade Barbosa, referência da ginástica artística nacional e que serve de exemplo dentro da Gávea para as meninas mais novas, que estão iniciando na modalidade.

Jade Fernandes Barbosa
- Modalidade: Ginástica Artística
- Nascimento: 01/07/1991
- Altura: 1,51m
- Naturalidade: Rio de Janeiro (RJ)

Foto: Marcelo Cortes / Flamengo

O início
Com apenas cinco anos, Jade Barbosa chegou ao Flamengo para dar seus primeiros passos na ginástica artística. Logo em seu primeiro treino, a menina chamou a atenção dos treinadores por ter o biotipo ideal para a modalidade. Então, Jade foi convidada a fazer parte da pré-equipe rubro-negra e, em curto espaço de tempo, acabou se destacando. Ela passou por todas as categorias de base até chegar no elenco principal, se tornando uma atleta de ponta do cenário nacional e internacional.

Com uma carreira toda consolidada dentro do clube, a carioca teve que fazer uma breve pausa em sua história representando as cores rubro-negras. Em 2013, ela e o restante da equipe adulta foram dispensadas após o clube anunciar que precisaria interromper momentaneamente as atividades da modalidade.

Retorno ao Flamengo
Depois de quase um ano e meio longe do clube onde cresceu, Jade Barbosa acertou seu retorno ao Flamengo em julho de 2014. Apesar de toda a maturidade que ganhou ao longo de tanto tempo no esporte, sua alegria era de iniciante ao retomar a trajetória no time do coração, onde passou a maior parte da vida.

Principais conquistas
Em 2004, Jade disputou seu primeiro Campeonato Pan-Americano Juvenil, realizado em El Salvador, e foi medalhista de ouro no Solo, prata no Salto e bronze por Equipes. No Pré-Pan (2006), já na categoria adulta, a atleta substituiu Daiane Dos Santos e competiu pela primeira vez na Seleção Brasileira principal. No Individual Geral, ficou entre as onze primeiras colocadas do continente. Por Equipes, terminou como vice-campeã, garantindo a classificação para os Jogos Pan-Americanos do Rio. Na mesma temporada, Jade teve ótimo desempenho nos Jogos Sul-Americanos da Argentina, conquistando quatro ouros: no Individual Geral, por Equipes, no Salto sobre o cavalo e nas Barras Assimétricas.

Em 2007, antes de completar 16 anos, a atleta competiu pela primeira vez, na categoria Sênior, a Copa do Mundo de Ginástica Artística (etapas de Paris, na França, e Cottbus, na Alemanha). Na primeira, terminou com a quarta e a sétima colocações no Salto e nas Paralelas Assimétricas, respectivamente. Já na segunda, a ginasta conquistou a prata no Salto.

Em julho do mesmo ano, Jade Barbosa disputou o Pan-Americano do Rio e assegurou o ouro na prova de Salto, após 15 anos da conquista de Luisa Parente, e o bronze no Solo. Meses depois, no Mundial de Stuttgart, a rubro-negra garantiu o inédito pódio no Individual Geral para a ginástica artística brasileira.

Principais conquistas com o Manto Sagrado
Em 2003, em uma das primeiras competições representando as cores rubro-negras, Jade Barbosa mostrou todo seu talento e foi a campeã do Individual Geral e de todos os aparelhos disputados no Campeonato Brasileiro Infantil da modalidade. Dois anos mais tarde, já na categoria adulta, a atleta assegurou a medalha de prata no Salto e terminou na segunda colocação na classificação geral do Brasileiro de Ginástica Artística. Durante toda sua trajetória pela Gávea, Jade conquistou inúmeras medalhas em competições nacionais. No último Brasileiro de Especialistas, a rubro-negra garantiu duas medalhas de bronze, ajudando o Rubro-Negro a se tornar campeão geral do torneio.

Hoje, Jade Barbosa é uma das principais atletas da ginástica rubro-negra e nacional, ao lado de Flávia Saraiva, Rebeca Andrade e Lorrane Oliveira. Com todas essas estrelas à disposição no elenco, a modalidade se torna ainda mais forte e vencedora dentro do clube.


As equipes de ginástica artística do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – AmBev, Rede D’or, IRB Brasil RE, CSN, Brasil Plural, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR), além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé.