Notícias

Compensação de emissões de carbono do Flamengo em 2020 equivale à preservação de 12 mil árvores

A Climatech Moss, patrocinadora do clube, levantou inventário de gases de efeito estufa gerados pelas atividades do time de futebol em 2020

Por - em
 A Moss, uma das maiores plataformas de compra e venda de crédito de carbono, fará a compensação de 2.056,112 toneladas de carbono emitidas pelas atividades administrativas e esportivas do time de futebol do Flamengo, que conta com o patrocínio da empresa desde março de 2021. “Com isso, o Flamengo se tornará o maior clube carbono neutro do Brasil”, destaca Luis Felipe Adaime, CEO e fundador da Moss.
 
O vice-presidente de Comunicação de Marketing do Mais Querido, Gustavo Oliveira, celebrou a marca, que está alinhada ao envolvimento crescente do clube com as causas sociais e ambientais.
 
“O Flamengo tem consciência de seu papel na sociedade e de ser a maior plataforma de comunicação esportiva da América Latina. Sabemos que nossas mensagens e ações chegam aos milhões de torcedores da enorme Nação Rubro-negra e que eles podem ajudar a levar mensagens importantes para todas estas pessoas. A preservação do meio ambiente é uma delas. Para nós, esta parceria com a Moss não faz apenas o Flamengo ser o maior clube carbono neutro do Brasil, mas possibilita também e, principalmente, ser mais um grande divulgador da causa ambiental", disse o dirigente.
 
No mercado desde março de 2020, a Moss é pioneira em digitalizar créditos de carbono emitidos por projetos de manejo florestal e conservação ambiental na Amazônia. O MCO2, primeiro ativo digital verde verdadeiramente global lastreado em blockchain, equivale a uma tonelada de gás carbônico que deixa de ser emitida na atmosfera. Por meio dessa iniciativa, mais de R$ 100 milhões já foram direcionados para projetos de sustentabilidade envolvendo a floresta amazônica, preservando mais de 735 mil árvores na região. E essa inovação será responsável por neutralizar as emissões diretas do Clube, contribuindo para a conservação de árvores em projetos de manejo florestal na Amazônia. Os 2.056 tokens de MCO2 vão beneficiar o Projeto Florestal Santa Maria.
 
“Temos em nosso território a maior floresta tropical do globo e uma série de desafios para preservá-la. Essa parceria com o Flamengo nos permitiu mostrar que é possível ajudar a proteger a Amazônia de forma prática e segura por meio da compra de créditos de carbono. A compensação das emissões do clube é uma grande oportunidade de dar visibilidade a isso, reforçando que o esforço compartilhado de combater o desmatamento traz impacto socioambiental bastante positivo”, afirma Luis Adaime.
 
A Moss vem registrando crescimento de três dígitos por mês ao longo de 2021 e já soma mais de 300 clientes e parceiros. Recentemente a Moss atingiu a marca de mais de 2,3 milhões de MCO2 negociados, representando mais de 2 milhões de créditos de carbono compensados, o que representa mais de 2% de todos os créditos de carbono comercializados anualmente no mundo.
 
Sobre a Moss
A Moss é uma climatech, empresa de tecnologia para serviços ambientais através de conhecimento e tecnologia em blockchain. Em 2020, criou o MCO2, o primeiro token lastreado em crédito de carbono usado para compensação de gases de efeito estufa. Desde março de 2020, a Moss já transacionou mais de 100 milhões de reais que ajudaram a conservar, aproximadamente, 735 milhões de árvores na Amazônia em projetos certificados e auditados internacionalmente. O MCO2 Token está listado em plataformas como Mercado Bitcoin e FlowBTC, e globalmente na Gemini, ProBit e Uniswap.