Notícias

Equipe de pesca submarina do Flamengo irá competir no Mundial da modalidade, no Rio de Janeiro

Cidade Maravilhosa voltará a receber um campeonato do mundo depois de 61 anos

Por - em

Foto: Adriano Fontes/CRF


A equipe de pesca submarina do Flamengo está confirmada na Copa do Mundo CMAS em equipes, no Iate Clube do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (8) e no sábado (9). Serão 19 equipes da Europa e das Américas mergulhando nas ilhas oceânicas da Cidade Maravilhosa atrás dos peixes mais esportivos do litoral carioca. Descendo em apneia, ou seja, apenas com o ar dos pulmões, mais de 60 atletas da modalidade competirão para fazer sua equipe campeã mundial.


Além do Flamengo, pelo Brasil, competirão equipes das regiões Sul e Nordeste, além de São Paulo e Rio de Janeiro. 


Todos os peixes capturados na Copa do Mundo serão doados ao Refeitório Gastromotiva, ONG que fornece refeições para pessoas em situação de insegurança alimentar.


Sobre a Copa do Mundo de Pesca Submarina

A Copa do Mundo é organizada pela Confederação Mundial de Atividades Subaquáticas (CMAS), fundada pelos Jacques Cousteau em 1951.  Eles realizam mundiais de pesca submarina desde 1957. O Brasil tem três títulos mundiais na modalidade, dois individuais vencidos pelo Bruno Hermanny e um em equipe, conquistado em 1975 no Peru. Atual campeã, a equipe Trafalgar da Espanha está no Rio para defender seu título. A competição contará com outros quatro ex-campeões mundiais da modalidade, três italianos e um cipriota, além dos atletas de Trafalgar. 


Sobre a Pesca Submarina

A pesca submarina é a arte pesqueira mais seletiva e sustentável conhecida pelo homem, pois o pescador submarino pode escolher exatamente o peixe que vai pescar, não havendo pesca incidental. Em um campeonato de pesca submarina, a lista dos peixes válidos é bastante restritiva, onde a maioria dos peixes, cuja pesca é permitida pelo IBAMA e leis ambientais, é vetada aos competidores. Apenas peixes esportivos - aqueles que além de terem sua captura permitida pela legislação são adultos, abundantes, bons de comer e difíceis de capturar - serão alvo dos mergulhadores.