Flamengo dá passo histórico e faz primeira votação remota no Conselho Deliberativo
Por Comunicação Flamengo - emO Clube de Regatas do Flamengo realizou, na noite desta terça-feira, 30 de julho, uma reunião histórica do Conselho Deliberativo. Pela primeira vez, conselheiros puderam participar de forma remota e exercer seu direito ao voto à distância — um avanço significativo na modernização e na ampliação da participação democrática no clube.
A medida cumpre uma promessa de campanha do presidente Luiz Eduardo Baptista, o Bap, e marca um novo capítulo na governança rubro-negra.
“Estamos cumprindo o compromisso de implementar a votação remota, utilizando a tecnologia para que os conselheiros possam acompanhar as sessões e votar de onde estiverem. Nosso objetivo é ampliar a participação e aproximar ainda mais quem está longe fisicamente, mas sempre perto do Flamengo”, afirmou o presidente.
O presidente do Conselho Deliberativo Ricardo Lomba, também comemorou esse marco na história do clube: “Estamos muito orgulhosos do que proporcionamos hoje aqui para os conselheiros. Muita gente se envolveu e trabalhou para que fosse possível que o maior número de sócios exercesse o direito de participação e voto”.
Também presente na reunião e membro do Comitê Provisório de Tecnologia de Informação do clube, Frederico Argolo comentou a robustez da estrutura. “Desde autenticação de dois fatores à criptografia de informações, nós nos preocupamos bastante com segurança e sigilo em todo o processo e chegamos a uma solução bem robusta que permitiu que os conselheiros pudessem participar de qualquer lugar”, afirmou Fred.
A reunião contou com a participação de 192 conselheiros de forma presencial e 392 de forma remota.
