Notícias

Jorge Bichara é o novo consultor olímpico do Flamengo

Ex-diretor de Esportes do COB, por 17 anos, foi responsável pelas melhores campanhas do país em Jogos Pan-Americanos e Jogos Olímpicos

Por - em

Jorge Bichara assumiu o cargo de consultor técnico do Clube de Regatas do Flamengo. O ex-diretor de Esportes do Comitê Olímpico do Brasil (COB), área que conduziu por 17 anos, foi responsável pelas melhores campanhas do país em Jogos Pan-Americanos, em Lima-2019, e Jogos Olímpicos, em Tóquio, em 2021. Bichara acumula a função com a de diretor técnico da CBAT.


Foto: Paula Reis/CRF

"A responsabilidade do Flamengo com o esporte brasileiro só aumenta. Além da detecção de talentos, temos compromisso com uma Escola de Esportes eficiente, com a iniciação esportiva de qualidade, com a transição e a lapidação de jovens e com a captação de recursos para o alto rendimento. Queremos o Flamengo sempre no lugar mais alto do pódio. Além disso, nosso sarrafo no Movimento Olímpico subiu. Queremos mais medalhas em Paris. O Bichara foi o grande mentor do Comitê Olímpico Brasileiro em vários ciclos olímpicos. Sua consultoria trará novos vetores de investimentos e de treinamentos. Vamos chegar mais perto do que existe de melhor no mundo. Os esportes olímpicos do Flamengo estarão, cada vez mais, agregando valores para justificar a fama de Orgulho da Nação”, disse o vice-presidente de esportes olímpicos, Guilherme Kroll. 

Bichara tem 53 anos, é formado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduado em Administração Esportiva pela Fundação Getúlio Vargas. 


Bichara explicou que, como consultor, auxiliará o clube no trabalho individualizado com os atletas com potencial para resultados em Jogos Pan-Americanos e Olímpicos. 

 Vim para somar e agregar a minha experiência à uma equipe fabulosa, que já existe.  O Flamengo é uma potência olímpica e acredito que minha experiência junto a esta equipe qualificada possa contribuir para que o clube melhore ainda mais esse desempenho.  Vamos trabalhar também na identificação de talentos pensando não só em Paris 2024 mas, também , nas próximas edições. Já encontrei uma gestão qualificada, onde o departamento consegue se manter de forma autossustentável e isso contribui para que possamos trabalhar independente do futebol. Vamos em busca mais conquistas para um clube que envolve uma paixão gigantesca", disse Bichara. 


“ O resultado em Tóquio já foi muito bom, mas um clube com a grandeza do Flamengo tem potencial para aumentar esse número. Vamos em busca de mais medalhas em Paris. Não posso deixar de destacar a importância do CUIDAR com a disponibilização de serviços ligados à ciência do esporte. É um trabalho fundamental para que os treinadores possam receber informações para aproveitar o melhor de cada atleta.  Minha dedicação será de de alma e mente para que o Flamengo siga evoluindo e crescendo ainda mais. Somos uma potência”, encerrou.