Notícias

Flamengo vai à maternidade municipal em apoio à conscientização pelo aleitamento materno

Departamento de Responsabilidade Social leva atleta gestante do polo aquático e mascotes do clube para ação no Centro do Rio

Por - em

Foto: Gilvan de Souza/CRF


Essencial para o desenvolvimento infantil, o leite materno é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o “alimento de ouro”, dando origem ao Agosto Dourado, mês de incentivo ao aleitamento materno. Desta forma, para reforçar o apoio à campanha, o departamento de Responsabilidade Social do Flamengo levou, na última terça-feira (27), a atleta do polo aquático Duda Martins, que está gestante de 26 semanas, e os mascotes do clube para conhecer a Maternidade Municipal Maria Amélia Buarque de Holanda, referência no atendimento humanizado à gestante, no Centro do Rio.


Como parte da programação de atividades, a atleta recebeu orientações sobre o processo de amamentação e a importância do leite materno no desenvolvimento infantil e na construção de vínculos juntamente com outras gestantes e puérperas atendidas pela maternidade.


“A presença do Flamengo aqui hoje é de uma importância extrema porque todas as ações voltadas ao Agosto Dourado visam apoiar, promover e incentivar cada vez mais o aleitamento materno. Incentivar o aleitamento materno sobre livre demanda, aumentar o tempo de aleitamento materno permite que a sociedade possa entender o real benefício que o leite humano tem tanto para os bebês quanto para as mães”, disse Carla Navarrete, coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Maternidade e presidente da Comissão de Aleitamento Materno da Unidade.


Foto: Gilvan de Souza/CRF


“Visitar a maternidade Maria Amélia foi uma experiência incrível, pude ver que a maternidade é realmente muito intensa. Tirei dúvidas, aprendi e me preparei um pouco mais, tive o contato com outras gestantes. Cada uma de nós tinha dúvidas e medos diferentes, que foram totalmente acolhidos pela equipe que nos recebeu. Foi um prazer fazer parte da ação de responsabilidade social do Flamengo”, disse a atleta Duda Martins.


A auxiliar de produção Josiane Portugal, que também está gestante e faz o pré-natal na maternidade complementou. “Hoje aprendi que só o leite materno basta e não é preciso nenhum outro leite para que a criança cresça com saúde. Eu amei a presença do Flamengo aqui hoje. Sou flamenguista, a minha família é flamenguista e eu fiquei muito feliz em saber que o Flamengo apoia o aleitamento materno”, elogiou.


Como parte da proposta de humanização da maternidade, a atleta recebeu uma linda pintura gestacional, que lhe permitiu compreender como seu bebê está posicionado dentro da barriga.