Notícias

Projeto ‘Pé de Gol’ planta 400 árvores em áreas de preservação do Rio de Janeiro

Iniciativa da Responsabilidade Social do CRF planta 10 árvores para cada gol do Flamengo no Brasileirão

Por - em

Na última segunda-feira (5), o Flamengo, com apoio dos alunos e professores do 5º ano da Escola Municipal Jornalista Brito Broca, e das jogadoras da equipe de futebol feminino, Thaisa Moreno e Daiane Medeiros, realizou o plantio de mudas de espécies nativas de Mata Atlântica no Parque do Martelo, que fica localizado na Zona Sul do Rio. A iniciativa é fruto do "Pé de Gol", projeto de educação ambiental pelo qual o Mais Querido planta dez árvores para cada gol marcado no Campeonato Brasileiro Masculino e Feminino. O objetivo é contribuir com o reflorestamento da área e a manutenção da biodiversidade local.

A ação oportunizou, ainda, uma manhã de muito aprendizado e integração com a natureza para os 38 estudantes presentes, que desfrutaram do contato com a terra, água, sementes e minhocas, realizando o plantio junto com as atletas e os mascotes do clube, Binho e Urubão. Toda a ação ocorreu sob a coordenação técnica do Instituto Permacultura Lab.

"As ações de educação ambiental são importantes e urgentes, porque promovem a reconexão e o vínculo dessas crianças com a biodiversidade em torno delas. Quando conhecemos, nos importamos e quando nos importamos, cuidamos. O plantio de árvores nativas, além de colaborar com a restauração da mata atlântica do Rio de Janeiro, promove encontros e brincadeiras em contato com a natureza, destacando a força e o impacto das ações coletivas", disse Clara Trevia, coordenadora de projetos do Instituto Permacultura Lab.

Vale destacar que o “Pé de Gol” está em sua segunda edição, tendo promovido no ano passado o plantio de 790 espécies nativas de restinga nas margens do Canal de Marapendi, Zona Oeste da cidade. A ação ajuda a cooperar com a revitalização da área e a manutenção da biodiversidade.