Notícias

Flamengo conquista três ouros no Brasileiro de Nado Artístico

Bernardo Santos, Gabi Regly e equipe junior são campeões brasileiros.

Por - em

O sol finalmente apareceu para abrilhantar ainda mais o Campeonato Brasileiro de Nado Artístico. E os atletas do Mengão não decepcionaram à torcida que encheu a arquibancada. 
Em quatro provas, três ouros e uma prata. Bernardo Santos conquistou o Brasileiro no solo masculino e no dueto misto com Gaby Regly. A equipe junior também é a melhor do Brasil, enquanto Vitória Casale garantiu a prata no solo feminino.

A competição termina neste domingo com a definição das campeãs do dueto feminino. Maria Clara Lobo e Laura Miccuci estão na briga pelo título. As provas começam às 9h. 

O sábado começou com as apresentações no Solo Livre Sênior Feminino na piscina Daltely Guimarães. 
Em uma disputa muito difícil para os juízes, Giulia Velloso, atleta do Fluminense, ficou com a medalha de ouro ao somar 76.716 pontos. Vitória Casale, do Mengão, conquistou a medalha de prata com 76.150 pontos e o bronze foi para Rafaela Geraldi, do Paineiras, com 75.016 pontos.

No Solo Livre Sênior Masculino, Bernardo Santos apresentou uma linda prova e desbancou o favorito tricolor, Fabiano Ferreira por 0,33 décimos. Com 72.516 pontos, superou os 72.483 pontos somados por Fabiano Ferreira (Fluminense), conquistando o título brasileiro. Murillo Henrique da Cunha, do Paineiras, que atingiu 70.666, ficou com o bronze.

Bastante emocionado e ainda sem acreditar no resultado, Bernardo falou sobre sua trajetória até o topo do Brasil no nado artístico.“Nossa, tô explodindo de alegria! É uma vitória que a gente vem lutando muito, e conseguir isso pelo Flamengo, trazer esse título pra casa, é muito bom. É muito sacrifício que a gente faz em busca desse resultado. Agradeço à Roberta Perillier, que me apoia muito e à Nação.”
 
A competição por equipes, categoria Livre Júnior, teve mais um show e o título para o Mais Querido. Somando 144.478 pontos entre a prova de hoje e a apresentação técnica da última sexta-feira (17), Ana Clara Santos, Eduarda Carrilho, Giovana Leal, Jaddy Milla Passos, Julia Bouças, Luzia Galvez, Manuella Batista e Grazielly Miranda conquistaram o título brasileiro.
A medalha de prata, com um total de 140.639 pontos, foi conquistada pela equipe do Paineiras. Completou o pódio a equipe do Tijuca Tênis Clube, com 137.241 pontos.
 
Julia Bouças, junto com o time, celebrou o título .
“Depois de tantos treinos e muitos dias de luta, o ouro chegou!” 

Jaddy, a mais experiente da equipe, também falou sobre a conquista. 

“Tenho muito orgulho das meninas, sou muito feliz e muito grata de competir em casa. Só tenho a agradecer.” 

Ana Clara falou um pouco sobre os desafios enfrentados até a medalha de ouro. “Fácil não foi. Nem todo mundo compete na mesma categoria. Muitas vezes tivemos que treinar separadas e quando conseguimos nos juntar apareceu esse resultado maravilhoso.” As atletas, muito emocionadas, dedicaram o título à técnica Marina Valladão.
 
Na sequência, foram realizadas as provas do Dueto Misto Livre Sênior. E com 77.316 pontos, o Flamengo levou mais uma medalha de ouro com a dupla formada por Bernardo Santos e Gabi Regly. Luiza Borges e Fabiano Ferreira, do Fluminense, conquistaram a medalha de prata com 77.083 pontos. O dueto do Paineiras, formado por Celina Rangel e Murillo da Cunha, levou o bronze com 73.566.

Bernardo vibrou com mais um ouro competindo em casa. “Estou arrepiado até agora. Vamos buscar mais títulos pela frente!” 

Gabi Regly falou sobre a ansiedade de competir na Gávea. 

“A gente sabia que ia ser muito difícil, muito disputado, sentimos que nadamos bem e estamos muito felizes e agradecidos pelo trabalho valer a pena. Entregamos o melhor, tudo o que podíamos e a sensação é dever cumprido”.

As equipes de nado artístico do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – Rede D’or, Coperalcool, Hoteis.com – via Lei Federal de Incentivo ao Esporte/Secretaria Especial do Esporte (SEESP), além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé.

Foto: Gilvan de Souza /CRF