Notícias

A estrada para o Flamengo: João De Lucca

Por - em

Um dos principais nomes da natação brasileira na atualidade, João De Lucca retornou ao Flamengo em janeiro deste ano para sua terceira passagem pelo clube. Nascido no Rio de Janeiro, o nadador começou cedo na modalidade e logo obteve destaque nas categorias de base do Marina Barra Clube. Após brilhar em competições nacionais, chegou à Seleção Brasileira Júnior e disputou seu primeiro Campeonato Mundial em 2006, conquistando a prata no Revezamento 4x200m Livre. João é presença constante nas convocações para a equipe nacional principal e coleciona diversas medalhas em torneios internacionais representando a amarelinha.

A série ‘A Estrada para o Flamengo’ desta semana conta um pouco da história de João De Lucca, uma das grandes referências da natação nacional e internacional.

João Bevilaqua De Lucca
- Modalidade: Natação
- Nascimento: 06/01/1990
- Estilo: Nado Livre
- Altura: 1,93m
- Naturalidade: Rio de Janeiro, RJ

Foto: Paula Reis / Flamengo

O início
Natural do Rio de Janeiro, João De Lucca começou na natação com apenas seis anos de idade, nas categorias de base do Marina Barra Clube. Após se destacar em torneios nacionais de base e no Troféu Chico Piscina, ele conseguiu a tão sonhada convocação para Seleção Brasileira Júnior e disputou a primeira edição do Campeonato Mundial da categoria, realizado no Rio de Janeiro em 2006. No evento, João fez parte da equipe brasileira no Revezamento 4x200m Livre, que garantiu a medalha de prata.

Retorno ao Flamengo
No início deste ano, João acertou o retorno ao Mais Querido e está em sua terceira passagem pela Gávea, já que defendeu o clube entre 2012 e 2014, e depois em 2017. Em sua chegada, o carioca ficou encantado com as novas estruturas da natação rubro-negra e a reforma de duas piscinas com as mais modernas tecnologias. Outra mudança significativa que chamou a atenção de João foi o CUIDAR, que oferece aos atletas toda estrutura de médicos, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e outros profissionais que, segundo ele, dão todo suporte aos atletas para que alcancem o nível de excelência no esporte.

Principais conquistas na carreira
Dois anos após seu primeiro Mundial Júnior, De Lucca voltou a disputar a competição em Monterrey, no México, e integrou outro revezamento medalhista: o 4x100m Livre, que terminou com o bronze. Entre 2008 e 2010, o nadador sempre figurou entre os melhores do país nos 100m e 200m Livre. Até que em 2011, ele teve sua primeira oportunidade na Seleção Brasileira principal, fazendo parte da equipe do Revezamento 4x200m Livre no Campeonato Mundial de Xangai, na China.

Em 2012, o nadador esteve presente na delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Londres, mas não chegou a disputar nenhuma prova, já que era reserva do 4x 100m Livre. A partir daquele momento, ele passou a ser presença certa na Seleção Brasileira, disputando as principais competições do ciclo olímpico e fazendo parte dos Revezamentos 4x100m e 4x200m Livre.

Em 2014, João conquistou medalhas importantes no Mundial de Piscina Curta, em Doha, e no Campeonato Pan-Pacífico de Gold Coast. O atleta ainda garantiu o ouro no torneio NCAA nos 100m e 200m Livre, repetindo a marca de Gustavo Borges. No ano seguinte, ele obteve seus melhores resultados na carreira ao conquistar o ouro nos 200m Livre nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, batendo o novo recorde sul-americano e atingindo uma marca que o colocava entre os melhores do mundo, com o tempo de 1m46s42. Subiu no topo do pódio ainda nos Revezamentos 4x200m Livre e 4x100m Livre. No Pan de Lima, em 2019, mais um ouro para João no Revezamento 4x200m Livre.

Nos Jogos Olímpicos Rio 2016, João De Lucca integrou os Revezamentos 4x100m e 4x200m Livre, além de nadar os 200m Livre. A equipe brasileira acabou ficando em quinto lugar nos 4x100m Livre.


As equipes de natação do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – AmBev, Furnas e Rede D’or – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR), além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé.