Notícias

Brasileiro de Natação começa com vitória rubro-negra

Cesar Cielo ratifica favoritismo nos 100m livre e Henrique Barbosa garante índice para Londres-2012

Por - em

O Flamengo estreou com vitórias no Campeonato Brasileiro Sênior de Natação, que teve início nessa quarta-feira, no Parque Aquático Maria Lenk, Zona Oeste do Rio. Dispostos a garantir o maior número de medalhas, os nadadores rubro-negros superaram não só os adversários, mas o clima nada favorável para quem estava na água. Mesmo com muita chuva, a equipe da Gávea foi guerreira e garantiu o Flamengo em primeiro lugar na primeira etapa do Brasileiro Sênior ao totalizar 82,05 pontos. Pinheiros e Minas vêm em seguida, com 78,05 e 60,05 pontos, respectivamente. Na última competição do ano, Cesar Cielo foi o grande destaque da noite de estreia. O rubro-negro foi o mais rápido nos 100m livre, com 48s52 e assegurou a medalha de ouro e, consequentemente, o título de campeão brasileiro sênior.

\

"Nossa, como está doendo. Por isso é uma prova que me dá medo. Finalzinho muito pesado, mas queríamos testar o quão rápido eu seria sem raspar. Estou aqui para ajudar o Flamengo, todos os outros nadadores estão bem e tenho que ajudar a equipe. Foi a melhor prova que fiz durante a temporada, mas está doendo demais. Aqui é o primeiro passo para Londres. Vou sempre buscar melhorar, baixar aquele centésimo. A perfeição está na cabeça de cada um e na minha está muito longe", disse Cielo, que volta a disputar os 100m livre na manhã dessa quinta pelo Open.

\

Nicholas Santos e João de Lucca não conseguiram tempo suficiente para subir ao pódio do Brasileiro, mas estão garantidos na disputa dos 100m livre do Open, que terá início a partir das 10h dessa quinta-feira (15.12).

\

Henrique Barbosa surpreendeu a todos, bateu recorde campeonato e ainda assegurou índice para disputar os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. O nadador do Flamengo, que atuou fora do país até a pouco, foi o mais rápido nos 200m peito ao fazer a marca de 2m09s82. Thiago Parravicini também fez bonito e garantiu a medalha de prata pelo Brasileiro, com 2m14s21. Ambos disputam os 200m peito de amanhã pelo Open. O tempo de Henrique Barbosa foi o sétimo melhor do mundo no ano.

\

Feliz com o bom resultado, Henrique fez uma "dancinha" quando deixou a piscina e apontou para a arquibancada, onde estavam os nadadores do Flamengo, comemorando a medalha de ouro no Brasileiro Sênior e o índice olímpico nos 200m peito: 2min09s82 (o índice para garantir presença nos Jogos de Londres era de 2min11s74). "Foi uma excelente marca, estou surpreso por ter diminuído em quase um segundo e meio o meu tempo do Maria Lenk. Eu tinha perdido todos os meus tempos, tinha ficado fora do Mundial, do Pan. Agora estou muito satisfeito por ser ainda mais rápido", disse Henrique, que voltou ao Brasil na semana passada, depois de passar um tempo em Barcelona, na Espanha.

\

De volta ao Brasil após um período de treinamento na Espanha, Joanna Maranhão mostrou estar em forma e disposta a assegurar presença em Londres. A rubro-negra fez o tempo de 2m14s35 nos 200m medley e subiu no lugar mais alto do pódio brasileiro. Ela nada na raia 4 nessa quinta-feira, pelo Open. Na versão masculina da prova, Henrique Rodrigues bateu Thiago Pereira, que acabou em terceiro lugar, com 2m02s42, atrás do rubro-negro André Schultz, que fez o segundo melhor tempo, 2m0194. Henrique fez 2m00s43 e assegurou a medalha de ouro na prova.

\

Na disputa dos 50m costas, o Flamengo teve Thiago Sickert como o melhor colocado. O nadador fez o oitavo tempo, 26s68, e também está confirmado para amanhã.