Notícias

Cesar Cielo analisa desempenho no Pan-Pacífico e planeja o futuro

Nadador rubro-negro quer dedicar mais tempo para treinamentos visando resultados ainda melhores

Por - em
O campeão olímpico e atleta do Flamengo, Cesar Cielo desembarcou na manhã desta quarta-feira (25.08) em São Paulo e, em seguida, concedeu uma entrevista coletiva. Bem humorado, o nadador conversou com os jornalistas por mais de quarenta minutos e falou sobre o seu desempenho no Pan-Pacífico, as medalhas conquistadas e os planos para o restante do ano.

Confira abaixo a entrevista na íntegra:

Como você avalia o seu desempenho no Pan Pacifico. Foram três medalhas, uma de ouro, uma de prata e uma de bronze, mas a impressão que ficou foi que você não gostou dos resultados?

Cielo: Eu não nadei como gostaria e poderia ter nadado melhor. Mas não foi uma catástrofe, a competitividade ainda está alta. Agora vamos analisar o que aconteceu para melhorar. Tenho consciência do que posso fazer e é mais do que fiz. O povo brasileiro pode ficar tranqüilo porque já dei a volta por cima algumas vezes e essa não será a última.

O que faltou no Pan Pacifico?

Cielo: O planejamento foi errado. No sentido do sistema de energia. Fazíamos três semanas em um sistema e depois alternávamos.  Mas aconteceu na hora certa, temos mais dois anos até o Mundial e a Olimpíada para mudar a estratégia e avaliar onde podemos melhorar. Deu certo nos últimos quatro anos mas agora é preciso de algo a mais. Cheguei ao meu limite nesta temporada.

Você nadou os 100m na frente quase a prova inteira e perdeu no final. Quando você viu que não venceria?

Cielo: Depois que assisti a prova que tive a noção exata do quão na frente estava na frente dos demais competidores. Até os 80m estava uma braçada na frente, mas morri no final. O braço pesou, a perna foi mais fundo do que gostaria e a coisa passou a não funcionar como planejávamos.

O que você vai mudar?

Cielo: Tenho que treinar mais, rodar mais na piscina e colocar isso em prática. Vou abrir mão do descanso. Ficarei menos tempo descansando e estarei ainda mais tempo dentro d’água.
 
Você não acha que se cobra demais?

Cielo: Acho! ( risos) Mas se sou o nadador que sou não foi pelas derrotas que tive e sim pelas vitórias que conquistei.  Foi bom isso ter acontecido agora porque alguma coisa precisava mudar e aconteceu no momento certo. Nào foi uma decepção, poderia ter ido melhor mas hoje o que tenho valorizar demais é a conquista do ouro nos 50m borboleta que salvou a temporada.

Você sabe perder?

Cielo: Já melhorei muito de alguns anos pra cá. Se fosse há alguns anos atrás nem entrevista eu daria depois da competição. Quando sai da piscina estava triste, chateado, decepcionado mas agora falo numa boa sobre a prova. Quando era mais novo, tinha uns 16 anos, ficava danado quando perdia no treino para o Gustavo ( Borges) que tinha quatro medalhas olímpicas.  Mas hoje lido melhor com a adversidade. Mas a prova de natação é um super desafio como qualquer outro esporte, perder é sempre ruim.

A pressão externa pelos resultados te incomoda?

Cielo: Não. A minha pressão já é o suficiente. Ela é maior do que qualquer coisa.  A pressão externa não me incomoda.  Eu me cobro o tempo todo e mais do que qualquer um. Tenho noção de que eu sou pior do que qualquer pessoa.

Quais os próximos passos? Você vai treinar no Rio de Janeiro?

Cielo: Agora vou me preparar para a etapa da Copa Mundo e o Finkel no Rio de Janeiro. Cheguei hoje, vou conversar com a Patricia e com o Marcão ( Marco Veiga – técnico) para definirmos qual será a estratégia. A piscina do Flamengo deve entrar em reforma e vamos ver onde treinarei. Mas devo estar no Rio nos próximos dias.

O que esperar de Cesar Cielo?

Cielo: Esporte é cabeça. Acreditando que você é capaz, tudo funciona. Todos podem ter certeza que eu acredito.