Notícias

Cesar Cielo leva ouro com recorde no Troféu José Finkel

Nadador, que já está desgastado após a Olimpíada, ficou surpreso com os bons tempos que fez na competição: "Acho que essa piscina tem 24 metros e meio e não 25", brincou

Por - em
O velocista Cesar Cielo, do Flamengo, venceu os 50m livre no Troféu José Finkel com o bom tempo de 20s59, recorde do campeonato (a marca anterior, de 20s80, era dele mesmo, de 2010). Cielo fez dobradinha com o companheiro do Flamengo, Nicholas dos Santos, que ficou com a prata, com 21s53. Bruno Fratus levou o bronze, com 21s59. Cielo fez o índice para o Mundial de Istambul em piscina curta, que será em dezembro, pela terceira vez desde o início do Finkel, na segunda-feira. Cada vez que caiu na água baixou um pouco a marca (21s29). Fez exatos 21s29 nas eliminatórias, 21s19 nas semifinais e 20s59 na final.

Cielo ainda fez o melhor tempo do ano no mundo em piscina curta - a melhor marca era do polonês Konrad Czerniak (20s88). E ficou bem perto do recorde sul-americano, de 20s51, dele mesmo, estabelecido no Mundial de Dubai, em 2010, quando ganhou a medalha de ouro nos 50 m livre.

"Estou até achando que essa piscina está com 24 e meio e não com 25 metros", brincou, referindo-se ao bom tempo que fez depois da Olimpíada. "Tem sido melhor do que eu esperava, estou bem surpreso com o placar. Vim aqui 'brincando' e quase fiz o melhor tempo da minha vida." Cielo disse que a sensação em relação ao corpo é estranha porque os nadadores já estão começando a perder a forma após a Olimpíada. "Estou perdendo força com o passar dos dias. Se fosse comparar com Dubai, eu não diria que chegaria tão perto assim do tempo que me fez ser campeão mundial em 2010. Me surpreendeu bastante e se eu tivesse feito uma chegada melhor teria sido melhor do que o tempo de Dubai. Então, acho que tenho de comemorar bastante. Eu vim para cá achando que nem 20s9 sairia e fiz um dos melhores tempos da minha vida. Estou bem satisfeito com o resultado dessa prova."

Cielo ainda não sabe se vai disputar o Mundial de Istambul, apesar de ter o índice. "Olha, eu não quero pensar no Mundial agora. Nesta semana, estou tentando ficar o mais relaxado possível, tentando não me colocar tanta pressão. Mas tem os pontos que eu quero somar para o Flamengo, o duelo pessoal com outros atletas que não quer perder. Então, não vou pensar muito nisso não. Quero que esta semana termine logo e daí, depois de um tempinho de férias, dá para decidir se eu vou para o Mundial. Acredito que esse tempo de hoje fosse suficiente para pegar uma medalha lá em Istambul."

Cielo disse que a natação está crescendo nos clubes de futebol e isso é muito bom porque eles são fortes, com grandes torcidas, e podem ajudar a popularizar o esporte no Brasil. "O Thiago (Thiago Pereira, prata em Londres) trouxe uma medalha olímpica para o Corinthians. O Kaio Márcio e o Henrique Rodrigues, da seleção, estão nadando pelo Fluminense. Eu estou com o Flamengo. Apesar de sermos bem amigos fora d'água, tem uma briguinha sim... Quando chega na hora do revezamento, em que estamos competindo entre clubes, temos rivalidade. Espero que outros clubes também invistam na natação."