Notícias

Cielo vence e faz o melhor tempo do mundo, no ano, nos 50m livre

Revezamento 4x200m livre masculino bateu recorde de campeonato e Fla assumiu a liderança

Por - em
Noite de finais emocionantes, válidas pelo Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação, no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro. Cesar Cielo, Nicholas Santos, André Schultz, Joanna Maranhão, Miréia Belmonte e Daynara de Paula, além dos revezamentos 4x200m livre, masculino e feminino, subiram ao pódio e garantiram ao Flamengo mais oito medalhas. Com os resultados de hoje, o clube da Gávea assumiu a liderança do campeonato, com um total de 764,50 pontos. Em seguida vem Pinheiros, com 731, Corinthians, com 701,50, e Minas, com 689.

Cesar Cielo voou na final dos 50m livre e fez o tempo de 21s38, desbancando Bruno Fratus, do Pinheiros, que fez 21s76. Nicholas Santos, parceiro de equipe de Cielo, terminou em quarto lugar, mas herdou o bronze de Frederick Bousquet, reforço do Pinheiros para a competição.

"Eu estava querendo competir comigo mesmo, bater na borda e ficar satisfeito. É um tempo muito bom, gostei bastante sim. É trabalhar um pouquinho em cima dos detalhes e fazer essa preparação final um pouco mais afinada, que eu acho que dá para bater meu recorde olímpico em Londres, que é de 21s30. Agora é pensar nos 100m livre, mas acho que esse tempo dá uma boa perspectiva", disse Cielo, que recebeu o ouro pela mãos da presidente Patricia Amorim.

Joanna Maranhão atingiu seu objetivo ao vencer a final dos 200m medley. A nadadora liderou a briga pelo ouro e fez dobradinha rubro-negra no pódio com a espanhola Miréia Belmonte, que ficou com a prata. Joanna fez 2m14s63 e Miréia, 2m14s66.

"Objetivo alcançado. Essa competição é um desafio muito grande. Tive um problema de saúde sério no México, onde fiz um período de aclimatação e precisei tomar antibiótico, perdi massa muscular. Mas, não tem doença que me pare. A vinda da Miréia me motivou ainda mais, porque para mim, ela é a melhor do mundo nessa prova. Competir com ela já é um diferencial aqui no Brasil, já que nem sempre ela pode vir", disse Joanna.

"Venho treinando muito forte, visando as Olimpíadas. É normal que não esteja tão bem, mas o tempo foi dentro do esperado", resumiu Miréia.

Na versão masculina dos 200m medley, André Schultz assegurou lugar no pódio ao fazer a final em 2m01s45. Com esse tempo, Schultz conquistou a medalha de bronze.

Daynara de Paula também conquistou o titulo de campeã brasileira ao ficar em segundo na final dos 100m borboleta, atrás da estrangeira Jeanette Gray, do Corinthians. Daynara fez o tempo de 59s23.

"Pesou no finalzinho, mas foi bom, já que estou numa fase de adaptação. Me mudei para o Rio de Janeiro, com técnico novo, treinando no Flamengo. Fiquei satisfeita, cheguei perto do meu melhor e consegui ajudar o meu clube com os pontos", disse Daynara, uma das rubro-negras com vaga garantida em Londres.

Pelo masculino, Leonardo de Deus não fez uma boa prova e terminou na sexta colocação, com o tempo de 53s38 e Filipe Nunes ficou em sétimo lugar, com 53s49.

O revezamento 4x200m livre masculino, composto por João de Lucca, Eduardo Seeger, Leonardo de Deus e André Schultz, bateu recorde de campeonato ao fechar a prova em 7m20s02. O Minas ficou em segundo, com 7m20s80, e o Corinthians, com 7m22s66, completou o pódio.  Vitória também no feminino, que teve Joanna Maranhão, Ana Carolina Santos, Miréia Belmonte e Daynara de Paula, com 8m11s52. Pinheiros em segundo, com 8m16s29, e Unisanta em terceiro, com 8m17s73.