Notícias

Fla encerra participação no Brasileiro de Natação

Leonardo de Deus venceu os 100m costas e os 200m borboleta, no individual, e ajudou a equipe no revezamento 4x100m medley

Por - em

No último dia de disputas válidas pelo Campeonato Brasileiro Sênior de Natação – Troféu Daltely Guimarães, o Flamengo venceu mais provas e assegurou presença no pódio brasileiro com a terceira colocação. O Rubro-Negro totalizou 366 pontos, atrás apenas do Pinheiros e do Minas, respectivamente, com 430,50 e 420,50. Corinthians e Unisanta ficaram com a quarta e quinta colocação, com 225 e 73 pontos.

\

Com vitória nas provas dos 200m medley, 800m livre, 400m medley e 200m borboleta, Joanna Maranhão foi a atleta mais eficiente da competição. Joanna totalizou sozinha, 46 pontos.  A rubro-negra ainda garantiu três índices técnicos: 400m medley, 800m livre e 200m medley. Pelo masculino, o Flamengo teve três atletas na relação dos mais eficientes. Leonardo de Deus (200m costas, 100m costas e 200m borboleta), Henrique Barbosa (200m peito, 50m peito e 100m peito) e André Schultz (200m medley, 200m costas, 200m livre e 400m livre). Cesar Cielo e Henrique Barbosa tiveram os melhores índices técnicos. Cielo nos 100m livre e Henrique nos 200m peito.

\

Leonardo de Deus foi o grande destaque do dia. O atleta do Flamengo conquistou duas medalhas de ouro no individual e ainda ajudou o Flamengo a garantir a prata no revezamento 4x100m medley. O primeiro desafio da maratona de Leo de Deus foi nos 100m costas. O nadador do Flamengo conseguiu o ouro ao fazer o melhor tempo, 55s20. Logo em seguida, sem mal ter tempo para se recuperar, o rubro-negro entrou na água para a disputa dos 200m borboleta, prova em que é campeão pan-americano. Com o tempo de 1m58s27, Leonardo assegurou seu segundo ouro individual do dia. A terceira medalha, uma prata, veio no revezamento 4x100m medley, formado por Leo (costas), Henrique Barbosa (peito, Henrique Rodrigues (borboleta) e Cesar Cielo (livre).

\

"Sabia que ia ser essa maratona difícil e me preparei para isso. Tenho treinado para fazer o que fiz hoje. Foi bom para me testar, ver o quanto eu poderia render e deu tudo certo. Estou nadando e me sentindo muito bem e é só o começo para tudo que vou enfrentar no ano que vem. Foi muito bom ganhar três medalhas no Brasileiro, no mesmo dia. Consegui bons resultados, adquiri mais confiança em mim mesmo, o que vai ser importante para competir entre os melhores durante as olimpíadas", disse Leonardo de Deus.

\

Cesar Cielo, que também ajudou, e muito, o Flamengo durante todos os dias de competição, ficou feliz com o resultado e o bom rendimento da equipe. "Ficou difícil tirar a diferença, saí muito atrás, mas seguramos bem o segundo lugar no revezamento e foi muito bom. A gente se consolidou com o terceiro lugar geral e vamos ver se no ano que vem a gente melhora, mas o resultado foi positivo para um final de temporada", disse Cielo. O Pinheiros venceu o revezamento e o Minas ficou com o bronze. A equipe B do Flamengo, que teve André Schultz, Thiago Parravicini, Nicholas Santos e João de Lucca, terminou em quarto lugar.

\

Joanna Maranhão mostrou força e garra na briga pelo ouro nos 200m borboleta. Após uma excelente largada, que a colocou em vantagem logo nos primeiros metros de prova, Joanna administrou bem o ritmo imposto desde o início e faturou mais uma medalha para o Flamengo, com o tempo de 2m10s25. "Acabou a bateria por hoje. Sabe quando você aperta o off do videogame?? Então, é assim que eu estou me sentindo agora, mas eu sei que posso dar mais", comentou Joanna após sair da piscina.

\

André Schultz foi o primeiro rubro-negro a subir no pódio na tarde desse sábado (17.12) ao fazer o tempo de 3m54s38 na disputa dos 400m livre e conquistar a medalha de prata.

\

A competição marcou, também, a despedida de Monique Ferreira. Após 25 anos de uma carreira consolidada, a ainda atual recordista sul-americana dos 200m livre (1m59s78) e dos revezamentos 4x100m livre (3m41s49) e 4x200m livre (8m05s29) se despediu das piscinas após competir o revezamento 4x100m medley. Por pouco, a equipe feminina não conquistou o bronze e ficou em quarto lugar, com 4m24s79. Pinheiros, Minas e Corinthians completaram o pódio.

\

"Enquanto atleta eu sempre procurei fazer o máximo. É uma paixão. Desde os três anos que eu nado e, desde os seis, estou competindo. São 25 anos de natação competitiva. Nesse momento sinto que tenho que deixar a natação. É um momento feliz, porque tenho que dar espaço para as outras coisas, mas triste também. Mas vou continuar no meio, atuando de alguma maneira. A natação é a minha vida e quero passar a minha experiência para essa nova geração que chegou. Nadei forte agora porque sabia que seria a última vez e queria aproveitar o máximo essa sensação", disse.

\

A partir das 9h15 desse domingo (18.12) será realizada a entrega dos Troféus do Ranking Brasileiro de Natação e, em seguida, as disputas dos 400m livre, 100m costas e 200m borboleta, provas válidas pela quarta e última etapa do Torneio Open.