Notícias

Flamengo bate recorde nos 4 x 50m livre no primeiro dia do José Finkel

Competição vai até domingo no Maria Lenk e rubro-negros querem conquistar o título

Por - em

No primeiro dia do Campeonato Brasileiro Absoluto – Troféu José Finkel de Natação, que está sendo realizado no Parque Aquático Maria Lenk, o Flamengo já pode comemorar. O revezamento masculino dos 4x50m livre, composto por Thiago Sickert, Nicholas Santos, Cesar Cielo e Frederico Castro, bateu o recorde sul-americano que pertencia desde 2005 ao EC Pinheiros, fazendo 1m26s52. Sendo assim a melhor marca do continente sul-americano é do Flamengo e consequentemente brasileira. A competição, realizada em piscina curta- 25 metros – vai até domingo, dia 26, encerra a busca dos atletas por índices para a participação no Campeonato Mundial de Curta de Dubai, em dezembro.

\

Na prova mais aguardada deste primeiro dia de competição, os 50m livre, o Flamengo conseguiu colocar três atletas nas semifinais. Cesar Cielo, Nicholas Santos e Frederico Castro brigarão por uma vaga na final nesta terça-feira pela manhã. Cesar Cielo fez o melhor tempo das eliminatórias marcando 21s44, igualando o recorde da competição que era de Fernando Scherer desde dezembro de 1998. Na ocasião, Xuxa também era atleta rubro-negro. Nicholas Santos fez o terceiro melhor tempo, 21s75 e Frederico Castro, o 12º com 22s37. Outros três atletas do clube, Ramon Melo, Heitor Rodrigues e Alexandre Graczyk não se classificaram.

\

"Hoje é segunda-feira, primeiro dia de competição, foi bom para quebrar o gelo. Espero estar nadando melhor lá pra quarta-feira. Início de semana o corpo ainda está meio pesado", contou o campeão olímpico, revelando que se poupou para o revezamento.

\

"Não nadei esta prova tão disciplinado, respirei umas quatro vezes. Estou me guardando mais pro revezamento, quero fazer o meu melhor", completou. 

\

E promessa de campeão olímpico vale muito. Cesar Cielo comandou o revezamento 4 x 50m que ficou com a primeira colocação batendo o recorde sul-americano e do campeonato com 1m26s52. Entraram na água nesta ordem – Thiago Sickert, Nicholas Santos, Cesar Cielo e Frederico Castro.

\

"Fizemos a nossa parte e demos muito gás para garantir o primeiro lugar. O entrosamento melhorou muito, mas vamos ver se foi o suficiente para garantir um lugar no pódio. Queremos ganhar", completou o nadador. O Flamengo nadou a série fraca e agora aguarda os resultados da série forte para saber sua colocação geral. 

\

O revezamento 4x50m feminino também fez bonito. As atletas rubro-negras, Jessica Hardy, Kimberly Vandenberg, Monique Ferreira e Carolina Athayde conquistaram o melhor tempo das eliminatórias da série fraca com 1m42s01. Nesta terça-feira nadarão as séries fortes e o Flamengo aguardará os resultados para saber sua posição.

\

Estreando com a touca rubro-negra, a norte-americana Jessica Hardy fez valer a expectativa e marcou o melhor tempo nas eliminatórias dos 50m livre, com 24s69. A recordista mundial foi mais rápida que outras 46 concorrentes e nadará nesta terça-feira as semifinais da prova. As outras duas nadadoras do clube, Danielle Obadia e Renata Cabral ficaram em 35º e 38º respectivamente, não passando para a fase seguinte.

\

Na primeira prova do dia, os 200m peito feminino, Fernanda Almeida, única atleta do Flamengo nesta eliminatória, não conseguiu a classificação para as finais ficando com na 18ª colocação no geral com o tempo de 2m48s51. Em seguida foi a vez de Henrique Barbosa entrar na água nos 200m peito masculino. O nadador do Flamengo fez 2m10s80 e ficou com o segundo tempo em sua série e o quinto na classificação geral.

\

"Já fiz o índice que está todo mundo tentando. É duro nadar duas provas no mesmo dia mas estarei sempre buscando fazer o meu melhor e baixar meu tempo. Quero todos os índices", garantiu Henrique.

\

Nos 200m costas masculino, Leonardo Silva e Frederico Franceschi ficaram em 13º e 14º respectivamente e não passaram as finais.

\

Na série fraca dos 800m livre feminino, as três atletas do clube, Carolina de Farias, Izabela Fortini e Stephanie Pereira, ficaram respectivamente em 10º, 11º e 12º.