Notícias

Flamengo conquista a prata no José Finkel de Natação

Após resgatar sua tradição nas piscinas, em 2010, Flamengo voltou a subir no pódio do Troféu José Finkel, na noite deste sábado (25.08), em São Paulo

Por - em
Depois de conquistar o título de campeão brasileiro do Troféu Maria Lenk, em abril, o Flamengo reencontrou a alegria e voltou a subir ao pódio do Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu José Finkel ao conquistar o título de vice-campeão, na noite deste sábado (25.08), na piscina de 25 metros do Sesi  Vila Leopoldina, em São Paulo. O clube da Gávea faturou mais nove medalhas (dois ouros, quatro pratas e três bronzes) e terminou com um total de 2.314,50 pontos, 19 a menos que o Minas Tênis Clube, campeão, com 2.333,50 pontos, e que protagonizou um belo duelo com o Flamengo até o último minuto. Corinthians (1.843) e Pinheiros (1.812) terminaram em terceiro e quarto, respectivamente. O revezamento 4x100m medley masculino, formado por Cesar Cielo, Nicholas Santos, Henrique Barbosa e Leonardo de Deus, foi decisivo e fechou o último dia de competição com chave-de-ouro e recorde de campeonato. 

Na pontuação por sexo, o Flamengo foi o campeão no masculino ao computar 1.235 pontos. Pinheiros somou 1.020,50, Corinthians 979 e o Minas, 756 pontos. Já no feminino, a classificação final terminou igual à soma geral: Minas (1.577,50), Flamengo (1.079), Corinthians (864) e Pinheiros (791).

Os primeiros a entrar na água foram os finalistas dos 100m costas, onde o Flamengo assegurou três medalhas - prata e bronze no feminino, com Kelly Stubbins e Etiene Medeiros, e o bronze, no masculino, com Leonardo de Deus. A australiana Kelly Stubbins foi a segunda mais rápida da prova ao fazer o tempo de 59s67, atrás somente de Fabíola Molina, do Minas, com 58s88. Etiene, a única mulher a conquistar o índice para o Mundial de Istambul na competição, nos 50m costas, garantiu presença no pódio com o bronze, 59s88, e ficou com o título de vice-campeã brasileira da distância. Leo de Deus também assegurou presença no pódio no último dia de José Finkel ao fazer o terceiro melhor tempo na final dos 100m costas masculino, 52s43.

Nicholas Santos, que é o recordista sul-americano, e Cesar Cielo quebraram o recorde de campeonato na final dos 50m borboleta e asseguraram o ouro e a prata, respectivamente, com os tempos de 22s22 e 22s40 – a marca anterior de Nicholas era de 22s69. O atleta do Fluminense, Kaio Márcio, completou o pódio com a medalha de bronze. Thiago Sickert e Frederico Castro, os outros rubro-negros a competir a distância, terminaram em sexto (23s68) e oitavo lugar (23s94), respectivamente. 

"Sempre treino pros 50m, mas o Nicholas é muito técnico na curta, faz uma virada fantástica. Mas estamos aí brigando pelo Flamengo e buscando os pontos. Tem ponto a ser garantido para tentar levantar o troféu no final", disse Cielo, ainda na esperança de dar o título ao Rubro-Negro ao lado do companheiro Nicholas Santos, que completou: "Estou bem feliz. Cheguei perto do índice e é sempre muito bom chegar a uma final com o Cesão e poder assegurar pontos extras com o recorde".

Na versão feminina, Daynara de Paula conquistou o título de campeã brasileira após terminar em terceiro lugar na final dos 50m borboleta feminino. Com o tempo de 26s00, a rubro-negra assegurou o bronze na prova que teve as estrangeiras Inge Dekker, do Minas, que ainda bateu o recorde de campeonato ao fazer 25s65, e Marieke Guerher (25s72), do Flamengo, como as mais rápidas.

O revezamento 4x100m medley foi a mais emocionante prova desse último dia de competição. Com a equipe formada por Leonardo de Deus (costas), Henrique Barbosa (peito), Nicholas Santos (borboleta) e Cesar Cielo (crawl), o Flamengo garantiu a medalha de ouro ao fazer o tempo de 3m27s34 e ainda bater o recorde de campeonato. O Esporte Clube Pinheiros ficou com a prata (3m28s94) e o Minas, com o bronze (3m31s55).

"Acho que a gente fez a nossa parte. O Minas nadou muito bem, fez um bom trabalho e está de parabéns. O Flamengo é um dos que mais aparece e essa disputa é saudável, faz parte. O Pinheiros ficou aí dominando soberano por tanto tempo e agora, com o investimento dos clubes, essa disputa ficou mais legal e acirrada. Mas é isso, missão cumprida. Apesar de não levar o título, nadamos super bem, vencemos com dignidade, e agora é nadar melhor para garantir o título na próxima vez", encerrou Cielo, que agora entra de férias. –"A contagem regressiva chegou ao zero, vamos descansar".

O time feminino, que contou com as rubro-negras Etiene Medeiros (costas), Joanna Maranhão (peito) e as estrangeiras Marieke Guerher (borboleta) e Kelly Stubbins (crawl), fez um lindo duelo com a equipe do Minas, que faturou o ouro ao fazer 3m58s38 e bater os recordes sul-americano e de campeonato. O quarteto do Flamengo fez o segundo melhor tempo, 4m04s26, seguido de perto pelo Pinheiros, 4m06s08, que completou o pódio. 

Maria Carolina Ferreira e Carolina de Farias foram as representantes da mais longa e desgastante prova, os 1.500m livre. Apesar de todo esforço e garra depositadas, as duas rubro-negras terminaram fora do pódio, com os tempos de 17m21s02 e 17m12s90, 12º e 9º lugar, respectivamente.