Notícias

Flamengo conquista seis medalhas neste sábado no Finkel

Clube avança para a terceira colocação geral

Por - em

O sábado começou vitorioso para o Flamengo. Nesta manhã o clube conquistou seis medalhas – três ouros, duas pratas e um bronze -  bateu três recordes sul-americanos e brasileiros que garantiram pontos importantes na classificação geral do Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu José Finkel, que está sendo disputado no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro. Agora o Rubro-Negro tem 1.239 pontos e avançou para terceira colocação na classificação geral.
 
Logo na primeira prova do dia, a norte-americana Jessica Hardy brilhou e baixou novamente o seu tempo nos 100m livre para 53s06, conquistando a medalha de ouro. Esta marca é novo recorde de campeonato, que pertencia a Inge de Bruijn desde 1998. A nadadora ainda conquistou pontos importantes para o clube já que também bateu o recorde sul-americano.

\

Em seguida foi a vez do campeão olímpico Cesar Cielo e de seu companheiro Nicholas Santos entrarem na água para os 100m livre.  Com 45s87, Cielo subiu ao lugar mais alto do pódio e de uma vez só bateu os recordes sul-americano, brasileiro e de campeonato. As marcas pertenciam a ele mesmo e tinham sido alcançadas na última-sexta-feira. Nicholas Santos também fez bonito e ficou com o bronze com o tempo de 47s35.

\

"Estou bem cansado, quase caindo. O corpo não estava esperando uma prova com tanto esforço físico essa hora da manhã. Foi um choque grande e por isso esse desgaste", disse o recordista mundial, feliz por ter nadado na casa dos 45 segundos.

\

"É claro que queria fazer 45 segundos mas estava sem pressão já que havia conseguido bater o recorde sul-americano. Sempre nadei bem em piscina curta e é uma coisa que preciso pensar para a próxima temporada", completou.

\

Poucos minutos depois de ter vencido os 100m livre, Jessica Hardy voltou para a piscina e deu mais um show nos 50m peito. Ela foi a mais rápida na prova e conquistou outra medalha de ouro para o Flamengo com o tempo de 30s21. O tempo é de recorde sul-americano, brasileiro e de campeonato.

\

No masculino, Henrique Barbosa terminou na quarta colocação com o tempo de 27s21. O resultado não agradou o nadador.

\

"Não gostei. Errei na virada e as coisas não saíram como gostaria. Mas tem o revezamento mais tarde e vou melhorar", garantiu Henrique.

\

Nas semifinais dos 100m costa masculino, o único representante do clube, Leonardo Silva, não conseguiu se classificar para as finais. Ele ficou com a 15ª colocação com o tempo de 55s59.

\

Nas semifinais dos 50m borboleta, Carolina Athayde nadou a primeira série eliminatória e conquistou a vaga para as finais deste domingo com o tempo de 27s29. A rubro-negra nadará a decisão na raia 2.

\

Nas semifinais dos 50m borboleta o Flamengo contou com quatro representantes e três deles se garantiram na final deste domingo. Cesar Cielo, de sunga, fez o melhor tempo das eliminatórias com 23s09, seguido por Nicholas Santos, com 23s32 e depois por Frederico Castro com 23s91. Thiago Sickert ficou com o nono tempo (24s04) e não se classificou.

\

"Nadei de sunga novamente. Deu certo ontem e resolvi repetir. Mas amanhã é o que vale e vou levar mais a sério e nadarei de bermuda. Como já tinha dito é uma prova que nadei por diversão, mas fazer algo em torno dos 22 segundos seria ótimo. Na final estarei mais concentrado para marcar pontos para o clube", afirmou Cielo.

\

O revezamento 4x100m livre feminino entrou na água com Kimberly Vandenberg, Monique Ferreira, Jessica Hardy e Carolina Athayde, nesta ordem, e garantiu mais uma medalha de prata para o Flamengo. Com o tempo de 3m41s88, o quarteto rubro-negro só ficou atrás do EC Pinheiros, com 3m39s27.

\

Já o revezamento masculino, que havia nadado a série fraca na noite de sexta-feira e ficou aguardando os resultados das séries fortes para saber sua classificação. Os meninos da Gávea, Thiago Sickert, Cesar Cielo, Nicholas dos Santos e Gustavo Chagas ficaram com a prata com o tempo de 3m11s94, ficando atrás apenas do EC Pinheiros.