Notícias

Nicholas Santos é campeão mundial

O brasileiro ganhou seu primeiro título no Mundial em Piscina Curta de Istambul, com 22s22, recorde do campeonato

Por - em
Nicholas Santos é campeão dos 50m borboleta no Mundial em Piscina Curta de Istambul. Desde as eliminatórias, o brasileiro mostrou superioridade na piscina de 25 metros da Sinam Erdem Arena e, neste sábado (15.12), com 22s22, ganhou a medalha de ouro. O brasileiro bateu mais uma vez o recorde do campeonato (havia igualado nas eliminatórias, com 22s40, e batido na semifinal, com 22s23) e também voltou a fazer o melhor tempo do mundo no ano - já liderava o ranking da Fina (com os mesmos 22s22). Nicholas, nadador do Flamengo e do Exército Brasileiro, superou o campeão olímpico Chad Le Clos, da África do Sul, que ficou com a prata (22s26), e o americano Thomas Shields (22s46), que levou o bronze. 

"Sai fundo e não encaixei a virada, mas foi muito bom esse ouro, meu primeiro ouro em um Mundial. Estou feliz demais! Não consegui nadar na casa dos 21 segundos, como eu poderia, mas fiquei com a medalha de ouro e o recorde do campeonato. Hoje posso dizer: sou campeão mundial."

Nicholas, que é de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, tem 32 anos e treina com o técnico Alberto Silva e o grupo de treinamento de elite Projeto Rumo ao Ouro em 2016, o PRO 16, gostaria de nadar na Olimpíada do Rio.

"O meu objetivo é fazer mais um ciclo olímpico. Tudo depende de como vou estar nadando. No ano que vem vou fixar objetivos para o Mundial de Barcelona. Em princípio, nado até 2016, mas vou pensar ano a ano. Não me vejo fora do ambiente da natação. E penso em desenvolver projetos com o Cesar (o campeão olímpico Cesar Cielo) como o PRO 16, ideias sobre as quais sempre conversamos desde quando estávamos nos Estados Unidos (ambos treinaram e moraram em Auburn). Mesmo o PRO 16, a ideia do grupo de treinamento de elite, a gente não pode deixar morrer depois de 2016", afirmou Nicholas sobre o futuro. Nicholas é o terceiro campeão mundial do PRO 16, ao lado de Cesar Cielo e Thiago Pereira.

Para os Jogos do Rio, em 2016, torce por ver no programa a disputa dos 50m borboleta, prova que é disputada em Mundiais, mas não é olímpica. "Talvez consigam abrir esse leque", comenta, dizendo que poderá também integrar o revezamento 4x100m ou quem sabe treinar para os 100m borboleta.

O rubro-negro retorna ao Brasil na terça-feira (18.12).