Notícias

Atletas rubro-negros encaram o Campeonato Mundial de Remo

Willian Giaretton, Xavier Maggi, Milena Vianna, Diana Barcelos e Michel Pessanha representam o Mais Querido na Bulgária

Por - em
Chegou a hora! Os atletas rubro-negros estão prontos para a disputa da principal competição internacional do ano, o Campeonato Mundial de Remo. A jovem Milena Vianna, a dupla Willian Giaretton e Xavier Maggi e o atleta paralímpico Michel Pessanha e Diana Barcelos embarcam para a Bulgária ao longo desta semana para a competição, que começa no próximo sábado (08), na cidade de Plovdiv. 

Na Europa desde meados de junho, Willian e Xavier já passaram por competições na Suíça, na Holanda e na Áustria, além de temporadas de treinos na França. A dupla já conquistou duas medalhas de ouro no Dois Sem Peso Leve, uma na 2ª Etapa da Copa do Mundo, na cidade austríaca de Linz, e uma na Holland Beker Regatta, em Amsterdam, além do bronze no Dois Sem Pesado.

“A nossa expectativa para essa competição é ficar entre os 10 melhores colocados. Trabalhamos muito duro para isso e nosso barco, sem dúvidas, ganhou mais velocidade. Vamos curtir e ir para cada prova relaxados, pois quando se está tranquilo tudo acontece mais fácil”, afirmou Willian. 

A trajetória de Milena Vianna, que também passou por temporada na Europa, se cruzou bastante com a da dupla rubro-negra. Na segunda etapa da Copa do Mundo de Remo, ela ficou com a 12ª colocação no Single Skiff, ótimo resultado para a jovem atleta competindo na categoria acima. Na Holland Beker Regatta, Milena conquistou a medalha de prata Sub-23 e terminou em 8º no Sênior, enquanto na terceira corrida da Copa do Mundo em Luzern, na Suíça, a rubro-negra terminou a prova na 16ª colocação, sendo a competidora mais bem colocada de sua categoria. Em sua última parada, Milena conquistou a nona colocação no Campeonato Mundial Sub-23, na Polônia, mostrando grande avanço. Em 2017, a atleta havia terminado na 18ª posição. Agora, prestes a voltar para o Velho Continente, Milena se prepara para participar da disputa na categoria Sênior pela primeira vez.

“Meu maior desafio sou eu mesma, enfrentar meus medos e saber que sou capaz de fazer cada vez melhor em cada prova sem me intimidar por ser uma das mais novas do campeonato”, comentou a rubro-negra. “Tive uma boa evolução competindo contra as mesmas atletas nas etapas da Copa do Mundo e pude perceber o ritmo de prova delas. Vou para ficar do lado e tentar acompanhar o máximo possível as principais”.


“Estou muito confiante com os treinos que tenho feito, é um desafio enorme disputar esse campeonato, ainda mais nessas duas provas que vou competir, que são bastante difíceis”, disse Michel. 

O Campeonato Mundial de Remo é a principal competição internacional da modalidade no segundo semestre. O torneio, que reunirá os melhores remadores do mundo, acontece até o dia 16 de setembro.

As equipes de remo do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – Estácio, AmBev, Rede D’or, IRB Brasil RE, CSN, Brasil Plural, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR) e Lei de Incentivo Estadual/Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) do Rio de Janeiro, além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé.