Notícias

De volta ao Rio de Janeiro, Milena Vianna avalia temporada na Europa

Remadora disputou quatro competições em menos de dois meses

Por - em
Uma das grandes promessas da modalidade, a remadora Milena Vianna acaba de retornar ao Brasil após temporada de quase dois meses na Europa. Desde meados de junho, quando chegou na Áustria, primeira parada da equipe, a rubro-negra participou de uma série de importantes competições internacionais. De volta ao Rio de Janeiro, Milena fez um balanço do tempo que passou no Velho Continente.

“Nas duas últimas etapas da Copa do Mundo achei que fui muito bem, estava competindo com as mais rápidas na categoria Adulto e a cada prova me superava. Foi uma boa preparação para o Mundial, onde fiz boas provas e melhorei dez posições do ano passado para cá, o que me motiva a treinar mais e buscar a medalha nos próximos dois anos de Sub-23”, analisou a remadora.

Milena embarcou para a Europa no dia 17 de junho, chegando na cidade de Linz, na Áustria, para a disputa da segunda etapa da Copa do Mundo de Remo, onde ficou com a 12ª colocação no Single Skiff, ótimo resultado para a jovem atleta competindo na categoria acima. Em seguida, a rubro-negra participou da Holland Beker Regatta, em Amsterdam. No tradicional torneio holandês, Milena conquistou a medalha de prata Sub-23 e terminou em 8º no Sênior. 

Entre 13 e 15 de julho, a terceira corrida da Copa do Mundo foi realizada em Luzern, na Suíça. Na época, a rubro-negra afirmou ao Site Oficial que era a competição mais importante do ano, quando a maioria dos atletas compete. Foram 22 remadoras no Single Skiff e Milena terminou a prova na 16ª colocação, sendo a competidora mais bem colocada de sua categoria. Dez dias depois, já na Polônia, a remadora estreou no último torneio: O Campeonato Mundial Sub-23.

Na competição mais visada da base, acompanhada pelo treinador Leonardo Côrtes, Milena Vianna conquistou o nono lugar ao terminar a prova em 8:21.210, excelente resultado para a grande promessa brasileira. Foram nove posições alcançadas em apenas um ano. Em 2017, a atleta havia ficado com a 18ª colocação. 

“Me motiva a querer muito mais e a cada competição me supero. Vi que, treinando da maneira correta, tenho grandes chances de estar entre as mais rápidas do mundo em poucos anos”, afirmou. “Nas Copas do Mundo, o objetivo era ficar entre as 18 primeiras e consegui cumprir nas duas etapas. No mundial, era ficar entre as 10”.

De volta ao Brasil, a rubro-negra se prepara para o próximo desafio, o Campeonato Estadual de Remo. No dia 19 de agosto, Milena entra em ação na Lagoa Rodrigo de Freitas, competindo na prova do barco Four Skiff. Há também a possibilidade de ir ao Mundial Sênior em setembro, na Bulgária, novamente novo no Single Skiff e, em dezembro, ela disputa o Pré Pan, campeonato que definirá os barcos do Pan Americano de 2019.

As equipes de remo do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – Estácio, AmBev, Rede D’or, IRB Brasil RE, CSN, Brasil Plural, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR) e Lei de Incentivo Estadual/Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) do Rio de Janeiro, além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé.