Notícias

Remadores do Flamengo embarcam para temporada de competições na Europa

Milena Vianna, Willian Giaretton e Xavier Maggi competem na próxima semana

Por - em
O remo do Flamengo será bem representado na temporada de competições europeias. Após Neemias Marques e Isabelle Falck chegarem à França, onde disputarão etapas do Campeonato Francês, é a vez de Milena Vianna, Willian Giaretton e Xavier Maggi embarcarem para a Europa. Acompanhados de Marcello Varriale, gerente geral da modalidade, Milena e Willian viajam para a Áustria neste domingo (17) e se juntam à Xavier, que viajou na última semana. 

Os atletas têm como objetivo a disputa de algumas das principais e mais tradicionais regatas internacionais. Eles começam pela segunda etapa da Copa do Mundo, na cidade austríaca de Linz, que será realizada entre os dias 22 e 24 de junho. De lá, seguem para a Holanda, onde participam da Holland Bekker Regatta em Amsterdam, a partir do dia 29. A terceira corrida da Copa do Mundo, que acontece entre 13 e 15 de julho, em Luzern, na Suíça, é o último compromisso de Willian e Xavier, que competem em dupla no barco Dois Sem. Milena Vianna disputa ainda o Campeonato Mundial Sub-23, em Poznan, na Polônia. No Single Skiff, a rubro-negra fará sua segunda participação na competição em busca de um resultado melhor que o de 2017, quando terminou com a 18ª colocação. 

“Não fui tão bem como deveria, mas aprendi bastante com os meus erros. Agora estou bem preparada e quero ficar entre as mais rápidas do mundo”, afirmou Milena. 

Em março, a atleta brilhou no Troféu Brasil de Barcos Curtos e no Campeonato Brasileiro, realizados em São Paulo, conquistando quatro medalhas de ouro e uma de prata. No mês seguinte, ela garantiu o vice-campeonato no Sul-Americano Sub-23 na mesma prova em que vai competir o Mundial, além do segundo lugar também no Double Skiff, ao lado de Isabelle Falck. Para ela, o torneio continental serviu como preparação, mas Milena garante que o grau de dificuldade agora será bem maior.

“O nível na Europa é bem superior ao que temos aqui, sem dúvidas não vou ter moleza. Todos os países têm adversarias fortes. Nas Copas do Mundo, vou enfrentar as melhores remadoras do adulto e finalistas olímpicas”, comentou. 

As adversidades, entretanto, não se resumem às disputas. 

“No ano passado, participei de 3 competições internacionais também durante esse tempo. O fuso horário e a alimentação são o primeiro desafio para mim. Depois vem a comunicação, vou passar duas semanas sem meu técnico na França e vou ter que me comunicar de alguma maneira”, diz a rubro-negra. “Estou ansiosa, um pouco nervosa e confiante. Tenho grandes expectativas de ir bem e quero aproveitar ao máximo a experiência”, completa.

O treinador do Mais Querido Leonardo Côrtes embarca no dia 17 de julho para acompanhar a atleta no Mundial. Eles retornam ao Brasil no dia 31, enquanto Willian e Xavier seguem treinando na Europa. O catarinense e o espanhol naturalizado brasileiro participaram dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016 e têm, entre suas maiores conquistas, a medalha de bronze do Campeonato Mundial de Remo. Competindo em Sarasota, nos Estados Unidos, em outubro de 2017, a dupla chegou ao pódio no Dois Sem Peso Leve, feito inédito para a categoria masculina no Brasil. Alguns meses antes, eles conquistaram o ouro na mesma prova no Campeonato Sul-Americano de Remo, o único título brasileiro na competição.
 
As equipes de remo do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – Estácio, AmBev, Rede D’or, IRB Brasil RE, CSN, Brasil Plural, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR) e Lei de Incentivo Estadual/Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) do Rio de Janeiro, além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé.