Notícias

Remo do Flamengo dá continuidade à reestruturação visando alto rendimento em 2018

Mais Querido contrata Stéphane Durant e Marcello Varriale e projeta destaque no cenário nacional e internacional do Remo

Por - em
Dando continuidade ao processo de reestruturação da modalidade no Flamengo e mantendo o foco na formação, em 2018, o remo do Mais Querido fortalece sua estrutura para o desenvolvimento de atletas de alto rendimento, resgatando assim as origens do esporte fundador do clube como maior formador e vencedor do remo Brasileiro.
Para a próxima temporada, o Flamengo contará em definitivo com Stéphane Durand, que se muda da França para o Brasil para ocupar o cargo de treinador em tempo integral, e com o novo Gerente Geral de Remo, Marcello Varriale, membro da FISA Rowing Competitive Commission, Coordenador Técnico Nacional da seleção Brasileira de Remo, formado em Especialização Avançada de Gestão Esportiva e técnico credenciado nível III pela Federação Internacional de Remo.

Contando com dois profissionais credenciados pela Federação Internacional de Remo, situação inédita para um clube Brasileiro, e com uma estrutura de equipamento com 53 novas embarcações (uma flotilha Hudson, 30 Skiffs e 12 Double/Dois Sem), 25 remo-ergômetros, e novos equipamentos técnicos e para sua sala de força, o Centro de Treinamento de Remo do Flamengo ganha padrões internacionais e se firma como um dos principais da América Latina. O apoio do CUIDAR (Centro Unificado de Identificação e Desenvolvimento de Atleta de Rendimento, idealizado pelo Rubro-Negro em conjunto com os Comitês Olímpicos dos Estados Unidos e Inglaterra), que oferece suporte aos atletas para avaliações fisiológicas e médicas ligadas ao esporte, também é um diferencial na formação de remadores de alto rendimento.

Prestes a ocupar o cargo de Gerente Geral de Remo, Marcello Varriale comenta a situação atual da modalidade no clube e os planos para o futuro.

"Vejo o remo do Flamengo hoje em processo de renovação, com alguns atletas de potencial internacional. É uma equipe grande e em sua maioria jovem, que precisa de aperfeiçoamento e de experiência de alto nível. O plano para o próximo ano é construirmos uma equipe comprometida com a performance. A consequência disto será o destaque no cenário nacional e atletas almejando conquistas continentais, com promissor resultado para os ciclos olímpicos de Tóquio e Paris. O ano de 2018 será de construção e de organização da equipe para buscarmos conquistas internacionais históricas nos próximos anos", afirma Varriale. "Existem diversas prioridades esportivas e de investimento para o futuro, no entanto, a mais importante é a melhora da cultura de performance em todo o departamento de remo, atletas e profissionais. Isto consistirá na criação de modelos de captação e de formação de jovens remadores, e na implantação de um ambiente vitorioso comprometido com a performance. Assim, buscaremos conquistar resultados expressivos através do envolvimento de todos os atletas e profissionais do Remo Flamengo".

Marcello também falou sobre a importância da presença de um técnico como Stéphane Durand, vindo de um país onde o esporte é referência.

"O Brasil conta com diversos bons treinadores desenvolvendo ótimo trabalho em alguns clubes nos últimos anos. Mesmo assim, um profissional como o Stéphane traz consigo, além de sua expertise técnica, os valores de um país onde o remo é tradicional e com cultura de alto rendimento. A disciplina e o comprometimento com a performance fazem parte da rotina deste treinador, e isto é fator importante para a formação de jovens atletas e para o aperfeiçoamento dos experientes que fazem parte da equipe", diz Varriale, completando com as expectativas sobre sua própria contratação. "Certamente será uma experiência desafiadora, não apenas pela grandeza do Flamengo, mas também pelo destaque histórico do remo rubro-negro. Vejo um enorme potencial de crescimento para conquistas nacionais e internacionais, seja pela capacidade do clube em atrair praticantes e investimento, seja pela alta qualidade dos gestores e da visão estratégica atual", finaliza.

Os atletas que queiram fazer parte do Time Flamengo de Remo, e ter à sua disposição toda esta estrutura para seu desenvolvimento e formação, podem baixar aqui a Ficha de Admissão. Após preenchê-la, devem encaminhar para remo@flamengo.com.br , nossa Comissão Técnica irá avaliar e entrará em contato.

As equipes de remo do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – Estácio, AmBev, Rede D’or, IRB Brasil RE, CSN, Brasil Plural, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR) e Lei de Incentivo Estadual/Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) do Rio de Janeiro, além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé.